Estética

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Os poros dilatados são uma condição comum, especialmente em tipos de pele oleosa, onde as aberturas dos poros são mais amplas, propiciando o acúmulo de sebo e impurezas que podem levar ao surgimento de cravos e espinhas. Para esclarecer mais sobre esse tema, conversamos com a Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista na área da estética.

“Os poros dilatados são uma queixa frequente entre os pacientes, especialmente as mulheres. Eles são caracterizados por aberturas maiores nos poros, que podem ser mais visíveis em algumas regiões do rosto”, explica a Dra. Nichelle.

A especialista ressalta: “A principal razão para os poros dilatados é a produção excessiva de óleo pela pele. No entanto, outros fatores, como o envelhecimento e a presença de impurezas, também desempenham um papel significativo”.

Apesar de ser mais comum em peles oleosas, os poros dilatados podem ocorrer em peles secas. A Dra. Fernanda esclarece: “Os poros dilatados também podem ocorrer em peles secas, especialmente após flutuações hormonais significativas”.

Poros dilatados Quais são as causas e como reduzi-los

©Alona Siniehina de Getty Images via Canva.com

Para prevenir e tratar os poros dilatados, é essencial adotar uma rotina de cuidados com a pele adequada: “Uma limpeza regular, uso de produtos contendo ácidos específicos e, em alguns casos, a busca por tratamentos médicos e estéticos”, afirma a Dra. Nichelle.

Veja também: Descolorir a sobrancelha faz mal?

Sobre as opções de tratamento, a especialista menciona: “Procedimentos como lasers, radiofrequência microagulhada e peeling químico têm se mostrado eficazes na redução da aparência dos poros dilatados. Em casos mais graves, a isotretinoína oral pode ser prescrita para controle da produção de óleo”.

Manter uma rotina de cuidados com a pele e buscar orientação de profissionais qualificados são passos essenciais para manter a saúde e a beleza da pele, garantindo uma aparência radiante e livre de imperfeições.

Fonte: Dra. Fernanda Nichelle  | Médica que atua exclusivamente na área estética, especialista em beleza e saúde da pele, com atualizações nas Universidades de Harvard e Michigan.  |@drafernandanichelle

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais