Estética

Manual da saúde capilar: conheça as melhores vitaminas e minerais para ter o cabelo perfeito

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Febre entre as famosas, a suplementação para as madeixas tem se tornado comum. Por isso, pedimos à tricologista Viviane Coutinho que elencasse os principais nutrientes para manter a vitalidade dos fios

Não é somente o nosso organismo que precisa de vitaminas e minerais para funcionar corretamente. A saúde capilar também precisa desses componentes para termos fios macios, fortes e sedosos.

Para isso, existem meios de iniciar uma suplementação, que é quando ingerimos remédios para melhorar uma deficiência que nosso corpo apresenta em algum aspecto e que tem se tornado comum entre as celebridades. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o ideal é que o cuidado comece na alimentação, já que esta é a melhor maneira de manter a quantidade de vitaminas que nosso corpo precisa.

“Além de fazer bem ao corpo como um todo, manter uma alimentação regrada e saudável ajuda o cabelo porque, mesmo que seja necessário entrar com uma suplementação, esse tratamento não substitui os nutrientes que ingerimos ao nos alimentar. Na verdade, funciona mais como um complemento”, detalha ela, que é membro docente da Academia Brasileira de Tricologia e CEO do Instituto VIC.

A especialista explica que, em qualquer situação, o primeiro passo é investigar como está o estoque de vitaminas e minerais no organismo: “Sempre indico começar por esta etapa pois não há como prescrever suplementação sem saber como está a parte interna, mas isso é facilmente resolvido com a realização de alguns exames”, garante e acrescenta: “O nosso cabelo não é um órgão vital, por isso, ele é um dos últimos a receber os nutrientes. Por isso, é importante ter um bom ‘estoque’, afinal, os fios refletem nossa saúde como um todo”, diz.

A seguir, pedimos à Dra. Viviane que nos ajudasse a entender qual são as melhores vitaminas e minerais importantes para a saúde capilar, caso haja real necessidade de iniciar a suplementação. E tem um bônus: Convidamos a nutricionista Giovanna Porto para nos ajudar a encontrar cada uma delas de maneira natural.

Vem conferir!

Manual da saúde capilar conheça as melhores vitaminas e minerais para ter o cabelo perfeito

©Peopleimages.com – YuriArcurs via Canva.com

Vitamina A

Além de auxiliar no crescimento capilar, também ajuda a manter o couro cabeludo saudável e o equilíbrio hidrolipídico, que é uma espécie de proteção que evita o desenvolvimento de bactérias ruins

Onde encontrar?

->Fígado, couve, abóbora, tomate, gema de ovo, leite integral e seus derivados

Vitamina B

As vitaminas pertencentes ao complexo B desempenham função importante na saúde capilar. A B3, por exemplo, aumenta a circulação do couro cabeludo. Já a B5, ajuda a prevenir a queda. Ainda podemos citar a B7 (biotina) e a B12, que, respectivamente, auxiliam na produção de queratina e ajudam no transporte dos nutrientes até os bulbos capilares. Em geral, elas ajudam a manter a elasticidade e força dos fios.

Onde encontrar?

-Brócolis, peixes, ovos, nozes, amendoim, uvas e melancia.

Vitamina C

Veja também: 5 dicas para aproveitar o verão sem deixar de cuidar do cabelo

Excelente antioxidante, essa vitamina é importante para a produção de colágeno, para a estruturação e para a sustentabilidade dos fios, além de ser eficaz para a proteção da força e do brilho natural.

Onde encontrar?

-Suco de laranja, tangerina, mamão papaia, kiwi, castanhas e espinafre.

Vitamina D

A vitamina D não só ajuda a combater a queda dos fios como também auxilia no crescimento e na produção de novos fios, já que ela é responsável por estimular os folículos capilares, sejam eles novos ou mais antigos.

Onde encontrar?

-Alimentos de origem animal, em geral, como gema de ovo e atum, e expondo-se ao sol.

Vitamina E

Também tem papel antioxidante, mas além disso, ajuda contra os danos de radicais livres e é um excelente anti-envelhecimento.

Onde encontrar?

-Amêndoas, manga, mamão, tomate seco, azeite de oliva e avelã.

Ferro

Auxilia no transporte do oxigênio e, consequentemente, no nascimento dos fios, crescimento e força.

Onde encontrar?

-Carnes em geral, seja a vermelha, de frango ou peixes e vegetais verde escuro, como couve, brócolis e espinafre.

Zinco

É um importante aliado na produção de proteínas, incluindo a queratina, o que auxilia diretamente na força capilar. O zinco também é um dos elementos principais para a renovação celular.

Onde encontrar?

-Carnes vermelhas, frango, ostras, amendoim, lentilha e castanha de caju.

Veja também: Alopecia: Condição tem causado a queda de cabelo das celebridades

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ansiedade Noturna: Psicólogo ensina estratégias para lidar com preocupações durante o sono

Descubra os sinais, origens e métodos para lidar com esse desafio

Leia mais

SBACV alerta para aumento expressivo de trombose venosa no Brasil e responde se há correlação com a vacinação de COVID-19

Sociedade reforça importância de campanhas de conscientização no país

Leia mais

Revolução silenciosa: 38% dos afastamentos nas empresas são por motivos relacionados à saúde mental

O aumento significativo é atribuído a vários fatores, incluindo o impacto contínuo da pandemia e mudanças rápidas no ambiente de trabalho

Leia mais