Estética

Alopecia: Condição tem causado a queda de cabelo das celebridades

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Ariana Grande, Xuxa e Britney Spears: descubra detalhes da condição que tem causado queda de cabelo das celebridades

Viviane Coutinho é tricologista e nos ajudou a informar mais sobre a alopecia, que ainda é cercado por muitas dúvidas, como o que é e quantos tipos existem

Nos últimos meses, algumas celebridades têm relatado casos de alopecia, como Gretchen, Maiara, Maraísa, Ariana Grande, Britney Spears e Xuxa. Mas você sabe do que se trata ou se existe mais de um tipo? Bom, basta uma pesquisa rápida na internet para entender que a alopecia é uma condição que afeta a saúde capilar, mas sabemos que a experiência de um profissional é insubstituível. Por isso, conversamos com a tricologista Viviane Coutinho e ela detalhou um pouco mais sobre o assunto que, mesmo se tornando tão conhecido, ainda causa dúvidas.

“A alopecia é uma condição que causa rarefação ou queda do cabelo. Chamamos de rarefação quando o volume dos fios diminuem, e a queda, em si, pode ser momentânea ou definitiva. O tipo mais conhecido é a androgenética, mas existem diversos outros, como a alopecia areata, por tração, cicatricial, frontal fibrosante e outras”, diz.

Condição tem causado a queda de cabelo das celebridades - Entenda

Foto: Google Images

Essa é exatamente a situação da apresentadora Xuxa Meneghel: a alopecia androgenética. Aqui, a tricologista explica que a faixa etária também influencia: “É uma das condições que ficam mais aparentes a partir dos 40 anos, mas que podem dar sinais desde a adolescência. Com o tempo, os fios acabam ficando mais finos e o couro cabeludo vai ficando com espaços vazios. Sabe aqueles cabelos que vemos por aí bem ralinhos? É esse o caso. Nos homens, o espaço mais prejudicado são as entradas na testa, mas nas mulheres, a perda de cabelo ocorre, principalmente, nas áreas centrais da cabeça”, explica.

Segundo ela, a queda de alguns fios de cabelo por dia é considerada normal, porém, se essa quantidade aumentar, é importante procurar tratamento com um especialista: “A queda de cabelo é um processo natural do ser humano, então, sempre oriento aos pacientes que não se preocupem em encontrar alguns caídos ao dia. O alerta acontece quando essa quantidade passa a ser realmente considerável. Aí, sim, devemos procurar ajuda profissional. Além disso, outra situação alarmante e que funciona como parâmetro para saber se está na hora de procurar suporte são os espaços vazios no couro cabeludo, dando-nos a possibilidade de enxergá-lo com mais facilidade”, alerta.

Outro tipo bem conhecido é a alopecia por tração, que acontece quando há uso excessivo de megahair ou penteados que puxam fortemente os fios, como aconteceu com as cantoras Britney Spears e Ariana Grande. Viviane explica que ter a saúde capilar afetada por esse tipo de alopecia não significa que não é possível utilizar os tais penteados ou apliques: “O importante é ter cuidado, diminuir a frequência e, além disso, diminuir também a quantidade de força aplicada na hora de manusear o cabelo. Outra dica importante é variar o penteado. Se você usa bastante ‘rabo de cabelo’, experimente deixá-lo mais solto, por exemplo”, sugere ao concluir.

Veja também: Detox nos cabelos no pós praia e piscina

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

40 anos? Entenda a importância da musculação para transformar o corpo

Especialista explica como a prática de exercícios físicos é importante para a mulher 40+

Leia mais

Reaplicar protetor solar sem estragar a maquiagem: dicas essenciais para manter proteção

Entenda como manter a maquiagem sem abrir mão da proteção

Leia mais

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Leia mais