Esporte e Atividades Físicas

Treinar durante o inverno pode potencializar a queima de gordura

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Especialista em emagrecimento, Dr. Gustavo Sá, explica como o frio pode ser aliado na transformação das células de gordura e na manutenção da saúde

Com a chegada do inverno, muitas pessoas tendem a reduzir a atividade física devido ao clima frio e às tentações de alimentos mais calóricos. No entanto, especialistas destacam que o treino regular neste período não só pode ser eficaz para manter a forma física, mas também para potencializar a queima de gordura de maneira surpreendente.

Segundo o médico Dr. Gustavo Sá, nutrólogo e especialista em emagrecimento, o processo conhecido como “bronzeamento” das células de gordura pode ocorrer durante atividades físicas realizadas em condições de frio. “As células de gordura branca ou amarela podem se converter em células marrons, que são mais termogênicas devido ao aumento do número de mitocôndrias. Isso significa que treinar no frio pode realmente aumentar a eficácia da queima de gordura”, explica.

Apesar dos desafios como o aumento do apetite e a preferência por alimentos mais calóricos, o comprometimento com a prática regular de exercícios e uma dieta balanceada são fundamentais para equilibrar a termorregulação do corpo. “A termorregulação é crucial no inverno, pois o corpo precisa de mais calorias para manter a temperatura interna estável. Isso pode levar algumas pessoas a comerem mais, mas com disciplina e planejamento, é possível manter um estilo de vida saudável”, acrescenta.

Treinar no inverno

© RealPeopleGroup de Getty Images Signature via Canva.com

Veja também: Ganho de massa muscular na academia: descubra treinos eficientes e exercícios eficazes

Além da queima de gordura, treinar no frio pode ter benefícios adicionais para aqueles que sofrem de doenças articulares como artrite e artrose. Contrariando a crença comum de que o frio piora essas condições, a atividade física regular pode, na verdade, proporcionar alívio e melhorar a mobilidade articular.

“A chave para obter bons resultados durante o inverno é criar hábitos saudáveis e se comprometer com um plano de treino adequado. Ter o suporte também de profissionais como personal trainers e nutricionistas também pode ser decisivo para alcançar metas de saúde”, reforça o especialista.

Para aqueles que desejam emagrecer durante o inverno e obter resultados eficazes, Dr. Gustavo Sá recomenda avaliar o estado atual de saúde através de exames como a bioimpedância ou a densitometria óssea. “Muitas pessoas subestimam seu estado de saúde e podem estar mais próximas da obesidade do que imaginam. Cuidar-se é essencial, independentemente da estação do ano”.

Veja também: 5 estratégias para manter a motivação nos treinos

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais