Esporte e Atividades Físicas

5 estratégias para manter a motivação nos treinos

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Confira as principais estratégias para manter a motivação nos treinos e estabelecer uma quantidade benéfica de treinos no seu dia a dia

Quantas vezes você começou a treinar pensando: agora vai?! Sabe aquele sentimento que a vida fitness vai chegar, você vai conseguir manter uma rotina de treino e logo atingir seus objetivos? Mas de repente você desiste e não vai mais.

Pois é, essa é uma realidade para a maioria das pessoas. Para começar até tem motivação, mas para continuar treinando a conversa é outra. Sem constância, de nada vale o esforço inicial.

Por isso, conseguir manter uma rotina regular de treino é um grande desafio. Sem ela você vai se frustrar por não atingir as metas desejadas. Logo começar e desistir se torna um ciclo vicioso.

 

Por que treinar?

Antes de colocar em prática qualquer estratégia, você precisa entender o motivo pelo qual está fazendo algo. Ou seja, por que treinar? Existem momentos em que essa pergunta pode passar pela sua cabeça. A resposta dela é crucial para estimular a constância no seu treino.

Por mais que praticar exercícios físicos demande esforço e dedicação — sem que seja necessariamente prazeroso para algumas pessoas — quando racionalizamos o motivo de fazermos os treinos se torna mais comum levá-los adiante.

Praticar exercícios físicos é importante para nosso bem-estar físico e mental. Assim, treinar é algo que faz bem para a saúde. Esse motivo já seria suficiente, não é? Mas existem muitos outros detalhes por trás dele. Por exemplo:

Treinar melhora a aptidão física

O treino regular ajuda a melhorar a aptidão física geral. Isso inclui aumentar a resistência, a força muscular, a velocidade, a agilidade e a coordenação. Além disso, o treinamento físico pode melhorar a postura, a mobilidade e a estabilidade corporal.

Treinar aumenta a energia

O treinamento regular pode aumentar os níveis de energia do corpo. À medida que você se torna mais ativo, seu corpo se adapta e se fortalece, resultando em maior resistência e vitalidade no dia a dia.

Treinar diminui o estresse e melhora o humor

O exercício físico é conhecido por liberar endorfinas — substâncias químicas naturais do cérebro que podem melhorar o humor e reduzir o estresse. Treinar regularmente pode ajudar a aliviar a ansiedade, reduzir os sintomas de depressão e promover uma sensação geral de bem-estar mental.

Além desses benefícios, treinar ainda ajuda a:

  • Fortalecer o sistema cardiovascular;
  • Melhorar a resistência e a flexibilidade;
  • Fortalecer os músculos e ossos;
  • Controlar o peso;
  • Reduzir o risco de várias doenças — como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

A importância da motivação no treino

Ter motivação para treinar é o que vai fazer você se regular na sua prática de exercícios físicos. Ou seja, por meio da motivação você vai desenvolver a persistência e constância necessária para não desistir. Essa constância é fundamental para alcançar seus objetivos e melhorar seu rendimento.

Além disso, a motivação é o que nos impulsiona a superar esses desafios — como o cansaço, a dor ou a monotonia. Quando você está motivado, é provável que persista e enfrente os obstáculos em vez de desistir.

Não tem mistério, motivado você se esforça mais. O resultado aparece nos ganhos significativos em força, resistência, velocidade e habilidades atléticas.

5 estratégias para manter a motivação nos treinos

Estratégias para manter a motivação nos treinos

Agora que você já entendeu a importância da motivação para os treinos, chegou o momento de conhecer algumas estratégias para se manter motivado. Afinal, de nada vale a teoria sem a prática. Então, anota essas 5 dicas para manter a motivação nos treinos:

 

1.      Tenha metas realistas

Existem pessoas que desistem de treinar porque não conseguem enxergar os resultados desejados mesmo mantendo uma rotina de treinos.

Mas é importante analisar o que está por trás disso. Por exemplo, alguém que estabelece como meta ganhar ou perder 15 kg em um mês dificilmente vai conseguir alcançar esse objetivo.

Por não alcançar o objetivo, o natural é acabar desistindo. No final das contas o problema começou em uma meta irreal, difícil de ser conquistada. Então, um passo importante para se manter motivado é ter metas realistas.

Não espere grandes mudanças em um curto período, mas aprenda a aproveitar cada progresso até chegar ao seu objetivo.

 

2.      Tenha um plano de treino certo

Outro detalhe muito importante para se manter motivado durante os treinos é ter o plano certo para seus treinamentos. De nada adianta você receber um planejamento no qual logo de cara percebe que não vai ser possível colocar em prática.

Não queira acompanhar logo de início alguém que já treina há mais tempo. Tenha um plano de treino de acordo com a sua realidade. À medida que a evolução for acontecendo você pode avançar um novo passo.

 

3.      Varie seus treinos

Fazer sempre os mesmo exercícios pode se tornar chato. Por isso, busque variar seus treinos adotando e testando novas modalidades. Você pode mesclar treinos de musculação com treinamento de força, cardio, ioga, dança ou esportes.

Com o dinamismo e a versatilidade, você vai sempre estar fazendo algo novo. Essa prática vai tornar seus treinos mais interessantes e desafiadores.

 

4.      Encontre um parceiro de treino

Sim, é verdade que ter um parceiro ou um grupo de treino pode tornar o processo bem mais legal. Você não vai se sentir sozinho nos treinos e ainda vai ter alguém para te motivar a seguir com os treinamentos.

Lembrando que a motivação é mútua! Vocês devem compartilhar objetivos e desafios, tornando os treinos mais divertidos.

 

5.      Acompanhe seu progresso

Mantenha um registro do seu progresso, seja por meio de um diário de treino, aplicativo de celular ou planilha. Visualizar seu progresso ao longo do tempo pode ser altamente motivador e ajudá-lo a ver o quão longe você chegou.

Então, pronto para dar o gás no seu próximo treino? Lembre-se, vão ter momentos em que você não vai se sentir motivado. Mesmo assim não perca a constância. Faça o esforço de ir até nos dias nos quais estiver com menos vontade. Contudo, aprenda também a respeitar seus limites.

O importante é encontrar estratégias que funcionem para você e se adaptar conforme necessário para manter a motivação a longo prazo.

Veja também: Dores na volta aos treinos, como identificar

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