Esporte e Atividades Físicas

Parkour: o que é, benefícios e por onde começar?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Modalidade utiliza o próprio corpo para ultrapassar obstáculos no ambiente urbano.

A busca por uma melhor qualidade de vida tem levado cada vez mais as pessoas a inserirem a prática de exercícios físicos na rotina. Para aqueles que preferem praticar atividades mais dinâmicas e ao ar livre, o Parkour é uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo com eficiência e se divertir ao mesmo tempo.

Ele traz diversos benefícios físicos e mentais, e pode ser ideal para aqueles mais aventureiros. Entretanto, como é uma modalidade de impacto é importante saber como se preparar bem.

Neste artigo, você conhece todos os benefícios do Parkour e como começar a praticá-lo. Continue a leitura!

O que é Parkour?

O Parkour é um esporte que pode ser praticado em qualquer local, utilizando o próprio espaço disponível ao redor de quem pratica.

Ele é uma modalidade esportiva que consiste em utilizar o próprio corpo visando ultrapassar obstáculos urbanos ou naturais dentro das cidades — como degraus, rampas, árvores, muros, etc.

Dessa forma, os movimentos realizados no Parkour unem força e velocidade. Afinal, o praticante — traceur (masculino) ou traceuse (feminino) — precisa escalar muros, saltar sobre vãos, equilibrar-se em corrimãos e deslocar-se de um lugar para o outro usando apenas o corpo.

Além de ser um esporte, o Parkour é uma filosofia de vida. Esta filosofia se reflete em duas frases muito ditas pelos praticantes de Parkour, “Ser forte para ser útil” e “Ser e durar”.

A primeira traz a ideia de ser útil não apenas para si, mas também para outros por meio das habilidades desenvolvidas durante a prática do esporte. Já a segunda traduz um dos princípios do Parkour, que consiste em treinar o corpo e a mente para superar qualquer desafio.

Assim, mais que um exercício, o Parkour contribui para o desenvolvimento pessoal dos praticantes da modalidade, estimulando a superação dos limites individuais em todas as esferas.

Como foi o surgimento do Parkour?

O Parkour surgiu da França em meados de 1980, resultado de ensinamentos passados de pai para filho. A prática teve início com David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne, que juntos decidiram explorar as ruas de Paris com movimentos eficientes utilizando o próprio corpo para superar os obstáculos.

Os movimentos praticados por eles foram inspirados em movimentos militares que David Belle aprendeu com seu pai, um veterano de guerra. Após absorver e aprimorar estes movimentos, David passou a ser um dos criadores do Parkour.

No Brasil, o Parkour chegou nos anos 2000, quando passou a ser incorporado em academias e também praticado ao ar livre. Um dos principais responsáveis pela disseminação do esporte no Brasil foram os vídeos que circulavam na internet, deixando as pessoas mais curiosas para conhecer sobre o esporte.

A partir disso, o Parkour foi atraindo cada vez mais adeptos, e se consolidando como modalidade esportiva, sendo promovido também pela Associação Brasileira de Parkour (ABPK), criada em 2005.

Parkour o que é, benefícios e por onde começar

Quais são os principais benefícios da prática?

O Parkour é um esporte que pode ser praticado por diferentes faixas-etárias, se houver o cuidado a respeito da intensidade e dos movimentos permitidos de acordo com a idade de cada praticante. Feito com segurança, são inúmeros os benefícios para todos os públicos.

Para crianças e adolescentes é uma oportunidade de aprimorar a coordenação motora e estimular a prática de exercício físico. Além de contribuir também para a criação de laços, uma vez que a comunidade de praticantes costuma estabelecer uma amizade entre si.

Já para jovens e adultos, o Parkour é uma atividade dinâmica, inclusiva e eficiente, ajudando também a se manter ativo de maneira divertida.

Entre os benefícios do Parkour, podemos destacar:

  • Desenvolve consciência corporal;
  • Aprimora a coordenação motora;
  • Traz fortalecimento da musculatura;
  • Ajuda na flexibilidade;
  • Melhora a autoestima;
  • Melhora condicionamento físico;
  • Estimula a superação de limites;
  • Melhora o equilíbrio físico e mental;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Ajuda a melhorar a agilidade e o dinamismo;
  • Ajuda a melhorar o sistema cardiorrespiratório e automotor;
  • Ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue;
  • Traz mais resistência;
  • Reduz o estresse e os sintomas de ansiedade e depressão.

Por onde começar a praticar?

Para começar a praticar, o primeiro passo é decidir como a pessoa deseja realizar a atividade. Apesar de ser uma atividade originalmente praticada ao ar livre (outdoor), existem muitas academias que têm investido na prática indoor do Parkour.

Dessa forma, existem muitos locais que oferecem estruturas montadas com os equipamentos que aumentam a possibilidade de movimentos e treinos, oferecendo todo o acompanhamento necessário e também a oportunidade de praticar ao lado de outras pessoas que se identificam com o esporte.

Contudo, optando pela prática do Parkour indoor ou outdoor, o primordial para começar a praticar o esporte é ter os direcionamentos de um profissional preparado para guiar o praticante ao longo dos exercícios, ajudando a desenvolver as técnicas corretas para evitar lesões e atingir os benefícios pretendidos ao escolher o esporte.

Quando realizado sem o acompanhamento correto, o Parkour pode se tornar um exercício perigoso, uma vez que leva os seus praticantes a desafiar os próprios limites.

Quais são os cuidados necessários para a o parkour?

O Parkour pode ser considerado um esporte radical, principalmente para aqueles que já praticam a modalidade a mais tempo e acabam se aventurando mais na superação dos obstáculos.

Tendo isso em vista, é importante tomar alguns cuidados ao praticar o Parkour para evitar qualquer lesão ou algo mais grave durante os exercícios.

Por isso, esteja atento aos seguintes pontos:

Aquecimento

Assim como outros exercícios físicos, não se deve iniciar um treino de Parkour sem fazer um aquecimento para o corpo. Faça alongamentos que preparem o corpo para intensidade dos exercícios que serão praticados, fortalecendo a musculatura e prevenindo desgastes.

Roupas

O Parkour é uma atividade física que movimenta muito o corpo. Por isso, é importante escolher roupas apropriadas antes de praticar o exercício.

É sempre importante utilizar tênis que tragam estabilidade e protejam os pés e joelhos de grandes impactos. As munhequeiras também são ótimas opções para proteger os punhos.

Em relação ao vestuário, deve-se sempre priorizar roupas leves, como legging e t-shirts, que não limitem os movimentos ou mesmo possam ter elementos que causem risco na hora de superar os obstáculos.

Autoconhecimento e consciência

Por ser uma atividade que estimula seus praticantes a desafiarem os limites do próprio corpo, é muito importante que a pessoa tenha consciência para não ir além do que de fato aguenta. Superar desafios é muito diferente de colocar o corpo em uma posição de perigo.

Por isso, ter autoconhecimento é essencial para saber até onde se pode ir ao praticar o esporte, tendo paciência e humildade para se prevenir. Além disso, entender também que a evolução acontece gradualmente e é importante respeitar o próprio tempo.

Acompanhamento profissional

Como já citado anteriormente, o acompanhamento profissional é um pré-requisito a ser cumprido por quem começa a praticar o Parkour como uma atividade física. É importante pegar dicas e aceitar ajuda de quem já pratica o esporte a mais tempo e pode direcionar a atividade do iniciante.

O acompanhamento profissional é importante inclusive para aplicar corretamente as técnicas do esporte como o rolamento, por exemplo.

O rolamento traz um conjunto de técnicas que ensinam o praticante de Parkour a aterrissar de maneira correta, evitando lesões nos joelhos, tornozelos, braços e até mesmo na cabeça, caso o praticante caia de forma inadequada.

Agora que você já conhece mais sobre o Parkour e os benefícios que ele traz quando praticado com segurança e responsabilidade, que tal incorporar esta atividade na sua rotina?

Lembre-se que o Parkour é um ótimo esporte para queimar calorias enquanto você fortalece seu corpo e desenvolve também o equilíbrio físico e mental.

 

Veja também: Krav Magá: entenda a modalidade

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

40 anos? Entenda a importância da musculação para transformar o corpo

Especialista explica como a prática de exercícios físicos é importante para a mulher 40+

Leia mais

Reaplicar protetor solar sem estragar a maquiagem: dicas essenciais para manter proteção

Entenda como manter a maquiagem sem abrir mão da proteção

Leia mais

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Leia mais