Esporte e Atividades Físicas

Krav Magá: entenda a modalidade

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Técnica de Defesa pessoal tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no Mundo

A prática de atividade física além de ser importante para a saúde, é também uma forma de desenvolver habilidades essenciais para a sobrevivência. Uma dessas prática é o Krav Magá.

Além de movimentar o corpo, é importante também escolher uma atividade com benefícios sociais, estimulando a autonomia para a pessoa encontrar. Essa arte marcial, por exemplo, traz efeitos positivos na questão da defesa pessoa.

Pensando nisso, neste artigo você conhece o Krav Magá, uma modalidade esportiva com inúmeros benefícios. Acompanhe a leitura!

O que é e como funciona o Krav Magá?

O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal israelense que surgiu em 1940, sendo utilizada nas Unidades de Elite do Exército Israelense.

Com o passar do tempo, ele deixou de ser restrito ao universo militar e foi conquistando adeptos em todo o mundo.

A arte marcial traz técnicas de defesa pessoal por meio de um combate corporal assertivo e eficaz. Assim como outras artes marciais, o Krav Magá é mais do que uma modalidade esportiva, sendo também uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, respeito e educação.

Por meio de movimentos curtos, rápidos e objetivos, o Krav Magá possibilita a autodefesa independente da posição em que a pessoa atacada esteja, seja em pé, sentada ou deitada. O objetivo é impedir a agressão tendo o próprio corpo como arma.

Quais os princípios do Krav Magá?

Tendo como foco a defesa pessoal, o Krav Magá se estrutura em cinco princípios básicos:

  1. Contra-atacar o mais rápido possível;
  2. Neutralizar o oponente;
  3. Focar os golpes em áreas mais vulneráveis — olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelho e outras articulações;
  4. Realize os movimentos de forma contínua e explosiva;
  5. Ter noção do lugar onde está, estabelecendo rotas de fuga e objetos que possam ser utilizados para se defender.

Krav Magá entenda a modalidade

Quais são as vantagens de praticar essa atividade física?

O Krav Magá é uma atividade física que trabalha não apenas o corpo, mas também a mente de quem pratica o exercício.

Entre as vantagens de praticar o Krav Maga, podemos destacar:

Melhora no condicionamento físico

Por ser focado na defesa pessoal, o Krav Maga desenvolve na pessoa a capacidade de lidar com momentos de estresse extremo e também a ter uma rápida reação diante das situações perigosas.

Dessa forma, as técnicas utilizadas durante a atividade física contribuem para o desenvolvimento de maior velocidade, melhores reflexos e aumento de força, fazendo com que a pessoa tenha mais condicionamento físico no dia-a-dia.

Alivia o estresse

Como falado no tópico anterior, o Krav Maga é uma atividade que ajuda a lidar com o estresse, aliviando também os sintomas dele.

Isso acontece porque durante a prática da atividade, o corpo libera os hormônios do prazer, trazendo uma sensação de bem-estar. Além disso, por simular situações de luta, o Krav Maga também permite que a pessoa descarregue as energias e tensões acumuladas.

Promove consciência corporal

Assim como melhora o condicionamento físico, o Krav Maga também atua promovendo a consciência corporal.

A consciência corporal nada mais é que entender o funcionamento do corpo e seus limites. Ao praticar o exercício a pessoa desenvolve a coordenação motora, a flexibilidade e o autocontrole, entendendo melhor como o próprio corpo funciona.

Dessa forma, a pessoa passa a se sentir mais segura consigo mesma e também tem hábitos de vida mais saudáveis.

Melhora a autoestima

As técnicas do Krav Maga ajudam o praticante a ter mais confiança e segurança em si mesmo, uma vez que aprende a ser mais controlado para tomar decisões assertivas em um curto tempo.

Dessa forma, o indivíduo também é estimulado a ter coragem para enfrentar os próprios medos, acreditando na sua própria capacidade.

Melhora o funcionamento do coração e do pulmão

Ao fazer uso de atividades aeróbicas durante as aulas, o Krav Magá também é um ótimo exercício para estimular os sistemas cardiovascular e pulmonar, fazendo com que tanto o coração como o pulmão funcionem melhor.

De forma geral, o Krav Magá tem como benefícios:

  • Ensinar a autodefesa;
  • Ganho de força muscular;
  • Ganho de inteligência para se defender;
  • Perda de peso e emagrecimento rápido;
  • Melhoria da disposição e atenção no dia a dia;
  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Diminuição do colesterol;
  • Melhoria da qualidade de vida

Quem pode praticar o Krav Magá?

O Krav Magá é uma arte marcial que pode ser praticada por todas as pessoas. Ou seja, não importa a força física, peso, altura, idade ou gênero, qualquer um consegue desenvolver as técnicas de defesa pessoal ensinadas no esporte.

Isto acontece porque no Krav Magá a pessoa projeta o peso do próprio corpo sobre o oponente e o que vai resultar no sucesso dos golpes é a velocidade em que eles são aplicados, não a força.

Como é o treinamento dessa luta?

O treino de Krav Magá é intenso, normalmente dividido em duas partes. Na primeira etapa, os alunos realizam mais exercícios aeróbicos, fazendo o aquecimento e preparo físico com o foco em adquirir resistência.

Já na segunda etapa, o treino é mais voltado para a parte técnica, onde os alunos vão simular agressões e fazer a repetição dos golpes utilizados na arte marcial.

Um diferencial das aulas de Krav Magá é que ela não traz apenas regras pré-estabelecidas para os alunos aplicarem.

Na verdade, eles são ensinados a entender os contextos em que se encontram, aprendendo a identificar situações de risco e como encontrar de maneira rápida as estratégias para neutralizar os ataques.

Quais são as lesões mais comuns?

Por envolver contato físico e também ser uma atividade física intensa, o Krav Magá pode causar algumas lesões.

Entre as lesões mais comuns estão as contusões, entorses e luxações articulares, que atingem:

  • membros inferiores (coxa, canela e pé);
  • membros superiores (braço, antebraço e mão);
  • articular (joelho, ombro, punho e tornozelo).

Grande parte das lesões ocorre pelo contato físico durante o próprio treinamento, mas principalmente por conta de movimentos mal-executados durante as aulas.

Além disso, questões como desequilíbrio muscular, falta de flexibilidade e vulnerabilidade estrutural também contribuem para a incidência de lesões.

Quais são os tratamentos indicados?

As lesões causadas pelo Krav Magá normalmente são mais superficiais, mas ainda assim precisam ser bem tratadas para evitar que tragam problemas maiores para o indivíduo.

Entre as opções de tratamento está a fisioterapia, que vai trazer a recuperação da área lesada, restabelecendo o local.

Também é possível tomar medicamentos que diminuam a dor e freiem a ação inflamatória para trazer mais conforto para a pessoa e até mesmo possibilitar ações mais efetivas durante o tratamento.

Outra opção é investir em tratamentos indicados para lesões musculoesqueléticas, como é o caso da crioterapia. O tratamento consiste na aplicação terapêutica de alguma substância que cause a retirada do calor corporal para que a temperatura dos tecidos seja reduzida e a lesão regrida.

Seja qual for o tratamento escolhido, é sempre importante buscar profissionais de confiança que conduzam o tratamento da melhor forma possível, evitando que as lesões se tornem maiores e mais prejudiciais.

Como prevenir as lesões?

O melhor caminho é sempre a prevenção. Por isso, cuide para evitar as lesões durante os treinos. Uma dica é sempre se alongar bem, preparando o corpo para a sequência de movimentos e exigências que vão ser feitas durante a aula.

Também se certifique com um médico se você pode praticar o exercício ou se existe alguma questão prévia de saúde que limite a atividade física.

Tão importante quanto os cuidados citados acima, é escolher um bom instrutor, com as capacitações corretas para ensinar as técnicas aos alunos e ser suporte também durante o período de aprendizado.

Ao ter estes cuidados, você pode aproveitar todos os benefícios do Krav Magá sem comprometer seu bem-estar, pelo contrário, sendo praticado corretamente, ele vai trazer muito mais qualidade de vida e contribuir para uma rotina bem mais saudável.

Veja também: Hapkido: o que é e quem pode praticar

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais