Esporte e Atividades Físicas

O que saber antes de começar a fazer trilhas

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Como estar preparado para fazer trilhas?

Devido a sua grande beleza natural, o Brasil é um dos países mais elogiados e recomendados do mundo para a fazer trilhas. Não é à toa que famosos destinos turísticos brasileiros possuem ambientes muito frequentados e indicados, como é o caso do Vale do Pati, na Chapada Diamantina (BA), e o Circuito das Cachoeiras, nas Chapadas dos Guimarães (MT).

Entretanto, antes de começar alguma trilha, é importante saber qual escolher e quais são as medidas de segurança para essa prática. Além disso, é necessário ter noção do que levar em sua mochila, quais profissionais de saúde podem lhe ajudar nesta atividade e que ferramentas podem auxiliar durante as trilhas.

Sabendo disso, este artigo ajudará você a tirar todas as suas dúvidas em relação à prática de trilhas. Acompanhe a gente na leitura!

Fazer uma trilha não é como fazer uma simples caminhada. Para esta prática, é necessário fazer uma preparação inicial para que tudo ocorra bem. Os principais detalhes que você precisa se atentar são os seguintes:

Pesquise as condições da trilha

Antes de partir para sua trilha é importante pesquisar condições dela. Ou seja, é necessário que você procure saber como é o local que estará, para entender o que enfrentará durante o trajeto, o clima, possibilitando que você esteja minimamente preparado para qualquer condição do lugar, etc.

Também é importante pesquisar como funciona o acesso da trilha. Uma vez que, dependendo do trajeto escolhido, existem entradas fiscalizadas por pessoas responsáveis pelo local que podem lhe ajudar.

Além disso, é bom que você saiba qual operadora telefônica funciona melhor na área, para que em um possível acidente você tenha maneira eficiente de se comunicar.

Você pode se interessar por: 10 Benefícios da escalada indoor

Prepare-se fisicamente

Como você viu, fazer uma trilha não é como fazer uma simples caminhada. Portanto, antes de começar esta prática é importante que você se prepare fisicamente. Podendo primeiro procurar algum profissional da área da saúde para saber como está sua condição cardiovascular.

Além do mais, mesmo que sei físico e sua saúde estejam bem para fazer uma trilha, é necessário que você procure fazer treinos de fortalecimento. Estes mesmos treinos também, juntamente com uma alimentação adequada, devem ser destinados para fortalecer os principais músculos que você utilizará durante a trilha.

Tenha o equipamento necessário

Para fazer uma trilha é importante que você tenha o equipamento necessário para que tudo ocorra bem. Os materiais óbvios a serem pensados são as roupas e os tênis, visto que é necessário que ambos sejam os mais confortáveis possíveis e os mais adequados para o seu corpo, fazendo com que lhe ajudem no trajeto.

Da mesma forma, é importante que você tenha uma mochila que caiba outros equipamentos fundamentais para uma trilha, como garrafas d’água e alimentos, que devem ser leves, sanduíches naturais e barrinhas de cereais, por exemplo. Kit de primeiros socorros também são itens indispensáveis para você levar, uma vez que em uma eventual emergência eles são necessários.

Ademais, adereços como boné e óculos de sol também são equipamentos que podem facilitar no trajeto da trilha. Já lanternas, protetor solar e repelentes também são materiais que se mostram muito úteis, principalmente em determinados horários.

Quais as medidas de segurança?

O processo de preparação para uma trilha faz parte das medidas de segurança. Contudo, existem outras regras muito importantes a serem seguidas para que essa atividade ocorra da maneira mais segura possível.

Caso você esteja sendo guiado por alguém por meio de um grupo, é importante permanecer perto do líder para não se perder. Se porventura estiver sozinho, se mantenha na trilha demarcada.  Além disso, ter um mapa do local consigo pode fazer com que você não fique perdido.

Antes mesmo de partir para o local da trilha, é importante que você comunique a sua família ou ao seus amigos para onde você está indo. Procure dar todas as informações possíveis de onde você está e como pode ser contatado, seja pelo no número telefônico dos responsáveis pela trilha ou do hotel que você estiver hospedado — caso o trajeto não seja em sua cidade.

Você pode se interessar por: Os Benefícios da Adrenalina para o Corpo

Como escolher a trilha certa para você?

É importante levar em consideração sua condição física e sua experiência na hora de escolher sua trilha. Caso você seja um iniciante, o mais recomendável é que comece a fazer trajetos acompanhado por um guia, seja apenas vocês dois ou em grupo.

A presença de um responsável poderá lhe ajudar a entender como funciona o processo de fazer uma trilha e aprimorar o que você está aprendendo.

Além do mais, como um principiante, é importante que você escolha uma trilha com um trajeto curto e com poucas subidas. Caso contrário, pode fazer com que se sinta desmotivado e decepcionado após sua primeira aventura.

O que saber antes de começar a fazer trilhas

O que saber antes de começar a fazer trilhas – image by Pexels

O que não fazer quando estiver em uma trilha?

Primeiramente, é importante deixar claro que fazer uma trilha não é mesmo que participar de uma corrida. Ou seja, ir rápido e com pressa durante o trajeto nunca será o recomendável, visto que respeitar o seu condicionamento físico faz parte do processo para fazer uma trilha.

Também é importante respeitar os limites das demarcações da trilha, uma vez que elas são feitas para que você tenha o melhor caminho possível.

Ademais, elas existem para que você não se mistura tanto com a vida selvagem que existe no local, tanto para animais que podem ser perigosos quanto possíveis plantas venenosas de um determinado lugar.

Quais os benefícios de fazer trilha?

Além de benefícios físicos, como melhorar o desenvolvimento das partes inferiores do corpo e aprimoramento da saúde cardiovascular, fazer trilhas também podem trazer consequências positivas para a mente.

A prática pode ajudar no combate contra insônia, ansiedade e depressão, possibilitando que você tenha uma melhor saúde mental.  Ademais, trilhas também podem fazer com que você conheça mais da fauna e da flora do país, e fique mais motivado a conhecer novos lugares.

Além disso, elas possibilitam que você faça novas amizades por meio de trilhas em grupos. Desse modo, ela pode ser uma prática interessante para sua saúde como um todo.

 

Existe restrição de idade e condicionamento físico?

Enquanto você tiver um bom condicionamento físico, a idade não será um empecilho para fazer uma trilha. Claro que dependendo da idade, você talvez não consiga fazer o trajeto de todas as trilhas, podendo fazer apenas parte deles e sempre acompanhado por um responsável.

O condicionamento físico será um maior impedimento, uma vez que esta é uma atividade que exige muito do corpo humano. Caso você não esteja apto fisicamente, praticá-la pode ter muitos riscos de lesões e acidentes durante o trajeto de uma trilha.

Quais aplicativos podem ser aliados para fazer trilhas? 

Mesmo sendo uma atividade física feita na natureza, existem muitos aplicativos em smartphones que podem lhe ajudar durante o trajeto de uma trilha. Veja os principais!

eTrilhas

Disponível tanto IOS quanto Android, este aplicativo mostra a distância a ser percorrida em uma determinada trilha, uma média de tempo para terminá-la e fotos do local, que foram feitas por outros usuários do app.

O aplicativo é muito útil para você se planejar para fazer uma trilha, visto que poderá trazer muitas informações importantes para a sua preparação.

Strava

Já o Strava se mostra útil para registrar o seu desempenho físico na trilha, onde pode mostrar a quantidade de passos dados e o número de quilômetros percorridos.

Além do mais, o app, que pode ser baixado para IOS e Android, possui um recurso de mandar sua localização em tempo real para até três contatos quando você começar uma trilha. Isso o torna uma ótima alternativa para caso ocorra algum acidente.

MAPS.ME

Diferente de outros aplicativos, o MAPS.ME, que pode ser baixado tanto para IOS quanto para Android, possibilita que você possua um mapa da trilha de maneira offline. Isso faz que ele seja um app indispensável para locais com baixo sinal de internet.

Contudo, é importante lembrar que para usar os mapas offline, é necessário que você o baixe enquanto está com internet e antes de ir fazer a trilha.

Que profissionais da saúde podem ajudar a melhorar o seu condicionamento?

Agora que você já sabe que antes de começar a fazer uma trilha é importante procurar profissionais da saúde para aprimorar seu condicionamento físico, vale a pena conhecê-los. Confira!

Você pode se interessar por: O melhor amigo do esportista: conheça o médico do esporte

Cardiologista

Antes de começar a fazer uma trilha, ou até mesmo a preparação, é importante que você vá um cardiologista para você saber como anda sua saúde cardiovascular.

Dependendo da sua condição, alguns limites podem ser colocados, para que você não sofra nenhum acidente cardíaco.

Nutricionista

O acompanhamento de um profissional da nutrição pode fazer com que tenha uma melhor alimentação para aprimorar sua parte física.

Além disso, um nutricionista pode ajudar a lhe dar uma alimentação adequada para fazer durante o trajeto de uma trilha.

Preparador físico

Um preparador físico, juntamente com o acompanhamento dos outros profissionais, irá passar a preparação mais adequada para você, onde com ela você poderá estar apto fisicamente para poder fazer trilhas.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais