Movimento

Alongamento no trabalho

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

10 exercícios fáceis e saudáveis para quem passa o dia todo com a cara no computador

Dicas de Alongamento no Trabalho 

Não tem desculpa! Trabalhar o dia todo ou conviver com uma agenda cheia no dia a dia não é motivo para deixarmos de realizar, no próprio local de trabalho, exercícios simples e práticos de alongamento que a longo prazo nos manterão mais afastados dos consultórios médicos.

Aqui, uma sequência de dez deles, que pode ser executada em qualquer espaço, por mínimo que seja – independentemente da profissão do praticante.

Lembrando que uma rotina de exercícios de alongamento, por mais simples que seja, é comprovadamente um saudável antídoto contra o sedentarismo – este sim, inimigo da boa saúde.

Elevação de cotovelo

Sentado na cadeira, estenda o braço por trás da cabeça, tocando o ombro contrário, ao mesmo tempo empurrando suavemente o cotovelo na direção do outro braço – isso garante o alongamento do tríceps. Segurar 30 segundos, cada lado.

Empurrão de joelho

Sentado, costas devidamente apoiadas no encosto da cadeira e pés no chão, formando um ângulo do joelho de 90 graus, levante a perna e segure o joelho, puxando-o contra o peito, e segurando por 30 segundos cada lado – alonga os glúteos e previne a hiperlordose da coluna.

Pernas esticadas

Em pé, mantenha os joelhos esticados, tente agora alcançar os dedos do pé ou a ponta do seu calçado. Este exercício é muito bom, já que alonga a musculatura paravertebral, os músculos isquiotibais e ainda o tríceps da perna.

Braços opostos

Em pé, mantendo postura retilínea, levante o braço por cima da cabeça em direção ao lado oposto, inclinando seu corpo para o lado – você estará alongando a musculatura lateral do tronco, além do peitoral maior e tríceps.

Para os ombros

Levante seus ombros ao mesmo tempo, segure por alguns  segundos, então os solte. Esse movimento relaxa os músculos do trapézio.

Giro do pescoço

Abaixe a cabeça e gire o pescoço da esquerda para a direita, e vice-versa, lentamente – permaneça assim por alguns segundos, enquanto a musculatura da região cervical é alongada.

 

Braços ao alto

Esse é um “clássico dos escritórios”: entrelace as duas mãos juntas e tente o seu melhor para tocar o céu. Alonga tudo: peitoral maior, grande dorsal, tríceps e músculos do antebraço.

 Puxada de joelho

Cruze sua perna por cima da outra; a seguir, empurre seu joelho bem devagar e puxe gentilmente, empurre seu joelho para baixo relaxando seus glúteos. Enquanto você está empurrando, lembre-se de respirar bem devagar. Este exercício alonga um pouco os glúteos, músculos adutores de quadril e o músculo íliopsoas.

Alogamento no Trabalho

Pescoço para o lado

Outro “clássico de escritório”: com a mão, segure o lado oposto da cabeça, e empurre-a cuidadosamente, fazendo aproximar com o ombro; a seguir, repita a operação trocando de lado e com isso você alonga o músculo da escápula, os escalenos anterior e médio, bem como o músculo do pescoço.

Veja também: Bem-estar em home office

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais