Saúde & Bem Estar

Bem-estar em home office

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Postura, móveis e equipamentos adequados são aliados para evitar lesões, manter o bem-estar e a produtividade

Objeto de desejo de muitos trabalhadores mesmo antes da pandemia, o home office acabou por ganhar espaço no mundo corporativo em decorrência do isolamento social adotado para reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. O resultado foi que muitos colaboradores não estavam preparados para uma transição tão rápida.

Nesse processo, a principal preocupação das empresas foi que o trabalhador em home office tivesse os equipamentos e acesso necessários para poder exercer suas atividades em casa. Com isso, se deixou de lado um aspecto importante: a ergonomia do local de trabalho.

Então, é bom pensar na melhor maneira de trabalhar em casa sem prejudicar o corpo, o bem-estar e mesmo o desempenho. Nesse aspecto, a ergonomia é fundamental.

Em estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) com funcionárias de uma confecção apontou a importância da ergonomia para o bom desempenho e produtividade das trabalhadoras. E se vale para fábricas, escritórios e setor de serviço, desempenhar sua atividade da melhor maneira para evitar lesões vale também para sua casa. É uma questão de saúde, bem-estar e bom desempenho profissional.

O que é e o que deve ser feito

A ergonomia trata das interações entre o ser humano e o ambiente de trabalho. Por meio dela, é possível apontar soluções. Muitas vezes, dores e mesmo tendinites podem ser consequência de aspectos envolvendo a ergonomia.

Conheça algumas medidas e posturas para evitar problemas físicos:

O local – Em casa, dê preferência para se instalar em um ambiente onde se sinta bem e que tenha boa iluminação e ventilação natural. Também é importante não instalar a mesa onde a luz não se reflita diretamente na tela do computador, pois causará desconforto e fadiga visual.

Móveis – Use cadeiras acolchoadas e com encosto e mesas que tenham profundidade suficiente para permitir que os antebraços e o cotovelo se apoiem na mesa enquanto usam o mouse e teclado.

Apoio de braço – Também é recomendado o apoio de braço projetado para reduzir a pressão do pulso que opera o mouse. Estudo de 2018 publicado pela National Library of Medicine, dos EUA, encontrou evidências de que o uso de suporte de braço pode reduzir a incidência de problemas no pescoço e ombro.

Costas – Devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeia; se for necessário, coloque almofadas no encosto para chegar a essa postura.

Pés – É importante que eles fiquem apoiados no chão; se a cadeira e a mesa forem altas para o seu tamanho e os pés não alcançarem o chão, coloque um suporte para que não fiquem balançando.

Postura – Com mesa e cadeira na altura certa, o monitor deve estar em uma altura tal que o centro da tela fique na altura dos olhos da pessoa sentada nessa posição. Disciplina é a palavra-chave.

Pausas e alongamentos ­­- É recomendado fazer pausas curtas, de cerca de 10 minutos, ao longo da jornada de trabalho. E aproveite para fazer alongamentos.

Pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP ouviu 1.300 trabalhadores, principalmente com alta qualificação e renda elevada, e constatou que 70% gostariam de continuar trabalhando em home office, contra 19% que não gostariam e 11% que foram indiferentes.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais