Esporte e Atividades FísicasMovimento

5 dicas para correr a sua primeira meia maratona

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Para participar do percurso é necessário preparação.

O que é uma meia maratona?

Correr a sua primeira meia maratona pode significar a superação de desafios, o amor pela competição ou mesmo a realização de um sonho. Mas para participar do percurso é necessário preparação.

Apesar do brasileiro estar cada vez mais incorporando o hábito de correr e caminhar na rotina, é preciso cuidado ao participar de um trajeto longo e desgastante. A meia maratona tem 21 km e, ao longo do itinerário, o corredor pode enfrentar irregularidades na pista de corrida.

Neste artigo você vai conferir 5 dicas para correr a sua primeira meia maratona. Nele vamos falar a respeito da avaliação física, plano de treinamento, alimentação e rotina. Além dos cuidados, também poderá conferir algumas curiosidades sobre as competições.

Acompanhe!

A corrida de rua tem agregado fãs no mundo todo, seja para o dia a dia ou disputas. Uma parcela dos corredores busca cuidar da saúde física e mental, outra já tem sede por competição e superação de desafios.

Uma maratona é definida pela quantidade de quilômetros percorridos. Nesse cenário, a versão completa tem uma distância de 42,195 km. Dessa forma, a meia maratona, como o próprio nome já diz, é equivalente à metade do percurso citado.

Mas você sabe onde esse hábito surgiu? Ele veio de uma narrativa sobre um feito no exército de Atenas. Nela, um integrante da tropa chamado Fidípides, correu por volta de 40 km em direção a Atenas. O objetivo era anunciar a vitória do combate contra os persas.

Mas, infelizmente, a lenda afirma que após o aviso, o soldado faleceu por conta da exaustão causada pelo trajeto. Por isso é importante se atentar ao preparo físico e mental para participar de uma competição dessa natureza.

Veja também: Por dentro da medicina esportiva

Quais as 5 dicas para correr a primeira meia maratona?

A competição pode brilhar os olhos do recém chegado ao hábito de correr, mas é preciso precaução. Para a sua primeira competição é necessário preparo, disciplina, exercícios e alimentação regrada.

Com um planejamento adequado é possível conseguir melhores resultados e evitar a exaustão ou uma possível lesão durante a competição. O seu foco não deve ser vencer a corrida mas sim superar os seus próprios limites.

 

Para a primeira vez em uma corrida longa, é necessário ficar atento a pontos específicos. Para te ajudar, vamos listar 5 dicas que podem ajudar na hora de iniciar os preparativos para estar em uma meia maratona. Confira:

1. Faça uma avaliação física

A avaliação física deve ser a primeira etapa que o futuro competidor deve cumprir. Com a ajuda de um especialista, nesse caso sendo um médico do esporte, é possível fazer uma análise completa das condições de saúde do indivíduo.

Em todas as etapas do desafio, sendo antes, durante e depois, o atleta vivencia uma grande carga de estresse, que pode afetar o corredor de forma física e mental. E, apesar de raras, existem complicações de saúde que podem ser causadas pelo esforço extremo.

Veja também: O melhor amigo do esportista: conheça o médico do esporte

2. Faça um planejamento de treinos

Treino é a palavra chave para obter uma boa preparação física. Criar uma rotina de corridas e caminhadas regulares, com frequência diária ou de no mínimo 3 vezes por semana, percorrendo 5 km, é benéfica e fará a diferença no seus resultados na hora da competição.

Para correr uma meia maratona é indicado que se tenha 1 ano de prática antes de decidir entrar na disputa. Esse tempo é necessário para trabalhar a sua resistência sem agredir o seu organismo com uma carga que ele não está preparado para suprir.

Para o planejamento de treinos é importante que busque um profissional da área de educação física. Ele montará uma rotina de exercícios para condicionar o seu corpo da melhor forma. Dessa forma é possível melhorar o seu rendimento.

3. Regule sua alimentação

A alimentação é parte essencial da preparação para uma competição tão desafiadora como a meia maratona. Estar hidratado deve ser um dos objetivos do corredor. É recomendado que exista um consumo de, minimamente, 2,5 litros de água por dia.

Além disso, o consumo de alimentos deve ser feito de 3 em 3 horas, priorizando uma dieta rica em carboidratos e proteínas gerais. Essa etapa é importante para todos os momentos que envolvem a preparação, a duração e o pós meia maratona.

Deve-se ressaltar que uma dieta equilibrada e que cumpra as necessidades nutricionais do indivíduo deve ser receitada por um profissional licenciado na área. Pois é importante manter os níveis de açúcar dentro dos parâmetros aceitáveis.

Veja também: Conheça alguns alimentos que podem fortalecer a imunidade

4. Tenha uma rotina especial para a semana da prova

Na semana que antecede o evento é indicado que se mantenha a rotina receitada pelos profissionais que o acompanham. Os excessos são desencorajados mas é importante continuar mantendo uma rotina ativa e regrada.

Para o dia da competição, acordar cedo é essencial. É indicado que se consuma alimentos por volta de 3 ou 4 horas antes da corrida, mas esse tempo poderá variar conforme as indicações nutricionais de cada indivíduo que irá competir.

Estar confortável é um dos pontos que deve ser pesado na hora de escolher a roupa, tênis e/ou acessórios. Eles manterão a sua temperatura corporal dentro do seu limite de tolerância e deixarão a sua experiência agradável.

dicas para correr meia maratona

5. Aproveite o momento

Esse momento é único e importante para a sua vida como atleta, aproveite ao máximo a oportunidade. Durante o percurso, não se exceda, o seu corpo dará sinais quando estiver passando dos limites, ouça o seu organismo.

É necessário dizer que a missão não estará completa apenas ao cruzar a marca final. A sua superação poderá vir antes disso. Vencer os seus limites não é conseguir uma vitória em uma competição, é derrotar os seus medos, é conquistar desafios.

Então tire a pressão desnecessária, curta o momento, viva a sua superação quilômetro por quilômetro. E, lembre-se, a sua primeira meia maratona é só o início. Outras competições virão e com treino e dedicação a sua primeira vitória pode não estar longe!

Veja também: 5 sinais de que você precisa desacelerar a rotina

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais