Esporte e Atividades Físicas

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

O Jiu Jitsu, uma arte marcial originária do Japão, vai além dos benefícios físicos, esta prática ancestral oferece uma série de vantagens, promovendo bem-estar mental e emocional.

Um dos aspectos mais marcantes do Jiu Jitsu é o desenvolvimento da resistência mental. Ao enfrentar desafios físicos e mentais durante os treinos e competições, os praticantes aprendem a lidar com a pressão, superar obstáculos e manter a calma em situações adversas. Essa capacidade de resistência mental se estende para além dos tatames, beneficiando os praticantes em suas vidas pessoais e profissionais.

Disciplina e Foco:

A prática regular de Jiu Jitsu requer disciplina e foco, duas habilidades essenciais para o sucesso em qualquer empreendimento. Ao seguir uma rotina de treinamento consistente e se concentrar na aprendizagem de técnicas e estratégias, os praticantes desenvolvem um maior senso de disciplina e concentração, que podem ser aplicados em todas as áreas da vida.

O CEO da Alumbra Empreendimentos e Design e também lutador de Jiu Jitsu, Alex Sales, já lutou em campeonatos como o Sul Brasileiro, Brasileiro Compnet, BC Open e Floripa Open, Gi e NoGi comenta sobre sua experiência: “O jiu-jitsu transformou a minha vida, me trouxe disciplina, foco e respeito.”

Jiu Jitsu além do esporte conheça a arte marcial com benefícios mentais

©InkkStudios de Getty Images Signature via Canva.com

Veja também: Hapkido: o que é e quem pode praticar

Autoconfiança e Autoestima:

À medida que os praticantes de Jiu Jitsu superam desafios e alcançam novas conquistas, eles ganham uma maior autoconfiança e autoestima. A capacidade de dominar técnicas complexas, competir com sucesso e superar adversidades fortalece a confiança pessoal e o senso de realização, promovendo uma atitude positiva em relação a si mesmos e às suas habilidades.

“Eu era uma pessoa que tinha medo e hoje, não tenho medo de nada, nada me pára, encaro os meus desafios de frente, agora eu tenho uma autoconfiança que vem das artes marciais né!” afirma Alex.

Companheirismo e Comunidade:

Um dos aspectos mais valiosos do Jiu Jitsu é o forte senso de companheirismo e comunidade que existe entre os praticantes. Ao treinar e competir juntos, os praticantes desenvolvem laços de amizade. Essa rede de apoio proporciona um ambiente de suporte e motivação, onde os praticantes se sentem valorizados e incentivados a alcançar seu pleno potencial.

O lutador por fim comenta: “O Jiu Jitsu é muito mais do que apenas um esporte, é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.”

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais