Esporte e Atividades Físicas

Como treinar em dia muito quente?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Com a aproximação da corrida São Silvestre, especialista dá dicas para prevenção e melhora de desempenho em dias quentes.

Sendo uma corrida de rua tradicional da cidade de São Paulo, a 98ª edição da São Silvestre acontecerá no próximo dia 31/12. O percurso composto de ruas e avenidas paulistana terá 15 km de extensão e passará por alguns dos pontos turísticos da cidade. A largada será na Avenida Paulista, localizada entre as ruas Frei Caneca e Augusta, a chegada será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, na altura do número 900. Em grande parte do País a temperatura para o mês de dezembro devera ficar acima da média.

Na capital paulistana não será diferente. A temperatura esperada para o dia da maratona pode variar entre os 20º e 28ºC. Por ser temperatura elevada, pode haver incidência sobre os treinos. Para esses dias mais quentes é importante ter uma alimentação balanceada e evitar o uso de suplementos que acelerem o organismo.

Uma vez que nosso cérebro é composto em 92% de água é necessário sempre se manter hidratado. É importante também manter uma alimentação balanceada, mais leve nesses dias mais quentes e evitar a ingestão de café, por ser um hiper estimulante.

Como treinar em dia muito quente

©mihailomilovanovic de Getty Images Signature via Canva.com

Veja também: Corrida de rua: Por onde começar?

Então, o que o atleta deve fazer para se prevenir, e melhorar seu rendimento nesses dias quentes e não deixar de treinar?

A sugestão é treinar no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol não está em seu “pico”. Exercitar-se em locais mais frescos próximos as árvores e se manter sempre hidratado, é uma ótima forma de se prevenir e melhorar seu rendimento em dias quentes. Uma dica interessante, é o uso de vaporizador nasal para ajudar a manter hidratada a mucosa nasal, assim se evita o sangramento, outro ponto é o uso de roupas mais leves e protetor solar.

Em dias de muito calor, as artérias e veias podem dilatar, o que pode ocasionar em fortes dores no corpo e enxaqueca. A queda no ritmo é gerada pela diminuição do fluxo sanguíneo, este que acaba prejudicando outras funções do corpo, tanto executivas quanto as cognitivas, que podem levar à uma sensação de fraqueza e desmaio. Para esses dias mais quentes, é importante ter uma alimentação específica e evitar o uso de suplementos que acelerem o organismo.

Para quem deseja um pré-treino que não seja prejudicial, suco de beterraba é uma excelente opção. Na verdade, deveria ser consumido com mais frequência e substituído pelo café, pois além de termogênico, ele é bem mais leve.

Praticada de maneira segura e com acompanhamento médico, a corrida auxilia na diminuição do estresse, contribui na redução da ansiedade, além de ajudar a em uma noite de sono tranquila e reparadora.

A corrida de São Silvestre é uma prova longa, por isso exige uma alta performance e resiliência do atleta.

O treino é fundamental para obter uma alta resistência. Porém, os momentos de lazer são necessários para o equilíbrio da saúde mental. Amanda Ciaramicoli, psicanalista esportiva

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais