Esporte e Atividades Físicas

Academia para iniciantes: dicas para começar sua rotina de exercícios

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Ano novo! Está pensando em começar o projeto de vida mais saudável e inicar a academia? Confira estas dicas!

As academias de musculação são o principal destino de pessoas que estão em busca de bem-estar. Seja por motivos estéticos, almejando o corpo dos sonhos, ou por saúde, mantendo o organismo em movimento. Entretanto, a academia para iniciantes pode ser um local um pouco intimidador.

Inclusive, nesse ambiente é possível que você se sinta desmotivado em alguns dias, já que os resultados mais aguardados não são conquistados no primeiro mês de exercícios. Por conta disso, também é necessário trabalhar a paciência e perseverança, além dos músculos.

Para evitar isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a manter uma rotina de exercícios de sucesso e alcançar os seus objetivos, independente de quais sejam eles. Continue lendo e confira conselhos de academia para iniciantes!

Quais os benefícios de frequentar uma academia?

As motivações que levam as pessoas a se matricularem em uma academia são diversas. Existem aqueles que levam muito a sério os treinos e veem o corpo como uma verdadeira obra de arte, e outras pessoas que apenas precisam ter uma rotina mais saudável.

Independente dos seus propósitos, frequentar uma academia e manter uma rotina de exercícios de sucesso traz diversos benefícios para o corpo, e isso não se limita apenas a saúde física do indivíduo, mas influencia também na sua saúde mental.

Condicionamento Físico

A academia oferece uma variedade de equipamentos e atividades que visam melhorar o condicionamento físico, incluindo exercícios cardiovasculares, de musculação, estimulando a flexibilidade e o equilíbrio.

A prática regular de exercícios, combinada com uma dieta equilibrada, é fundamental também para o controle do peso. Os exercícios praticados são propícios para a queima de calorias e o desenvolvimento de massa muscular, elementos essenciais para manter um peso saudável.

O treinamento de resistência na academia, seja com pesos livres, máquinas ou exercícios funcionais, é vital para o desenvolvimento da força muscular. Isso não apenas contribui para um corpo tonificado, mas também suporta a saúde óssea e previne a perda de massa muscular associada ao envelhecimento.

A prática de exercícios regulares também tem sido associada à prevenção de uma variedade de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Manter-se ativo contribui para um sistema imunológico mais forte e uma melhor qualidade de vida.

Academia para iniciantes dicas para começar sua rotina de exercícios com sucesso

©Creativa Images via Canva.com

Saúde Mental

A prática regular de exercícios físicos está associada a benefícios significativos para a saúde mental. A liberação de endorfinas durante o exercício ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio emocional.

Muitos alunos ao frequentarem a academia conseguem se distrair das preocupações do cotidiano e focar em seus objetivos pessoais, o que acaba se tornando um motivador para uma frequência regular nos espaços de exercícios físicos.

Socialização e Motivação

A academia também pode ser um ambiente favorável para o desenvolvimento da socialização e o surgimento de novos laços em sua vida, fortificados por interesses em comum, que podem partir da própria atividade física.

As academias oferecem um ambiente social onde as pessoas compartilham objetivos semelhantes. A interação com outros frequentadores pode proporcionar motivação, suporte e um senso de comunidade, tornando a jornada fitness mais agradável e sustentável.

Melhoria na Qualidade do Sono

A prática regular de atividades físicas pode promover um sono mais profundo e reparador. O exercício contribui para a regulação do ciclo circadiano e redução do estresse, fatores que impactam positivamente a qualidade do sono.

O sono é, inclusive, fundamental para uma boa recuperação muscular, proporcionando resultados mais eficazes.

Agora que você já sabe todos os benefícios que frequentar uma academia pode te oferecer, é preciso entender um pouco como começar esse processo de prática de exercícios físicos para iniciantes, o que exige cuidado, foco e motivação.

Veja também: 10 Dicas Poderosas para Melhorar o Sono e Superar a Insônia Rapidamente

Como começar uma rotina de exercícios com sucesso na academia?

A academia para iniciantes é uma experiência completamente nova. Você vai sentir desconforto, dores, se sentir deslocado e até mesmo perdido, mas saiba que tudo isso é normal no início e faz parte do processo de adaptação da sua nova rotina de vida.

Para que o processo de estabelecimento de um novo estilo de vida seja mais fluido e satisfatório, existem algumas atitudes que podem ser tomadas por você antes e durante o ingresso em uma academia, a fim de desenvolver uma rotina de exercícios com sucesso.

Defina suas metas

É indispensável que antes de se matricular em uma academia você entenda o por que de querer começar a fazer exercícios físicos. Ter seus objetivos é essencial para começar o movimento de forma consciente.

Isso não só vai ajudar na criação e orientação de treinamentos personalizados, mas também servirá como motivador. Ter em mente seu objetivo faz você trabalhar mais para alcançá-lo!

Escute o seu corpo

Você pode acabar se animando com a ideia de ter o corpo dos sonhos e exagerar nas primeiras semanas, mas isso traz mais riscos à sua saúde do que benefícios.

Pegue leve no começo. Escute o seu corpo e entenda quais são os seus limites, o que você se adapta melhor e quais exercícios não precisam fazer parte da sua rotina.

Além disso, é fundamental a realização de alongamento e aquecimento antes de começar as séries de exercícios. Isso ajuda a prevenir lesões, dores musculares e até mesmo aumentar seu rendimento em algumas práticas.

Busque orientação profissional

Tendo em mente sua meta, busque a ajuda de um personal trainer ou dos próprios instrutores de sua academia para montar um treino específico para você, que trabalhe os grupos musculares certos.

Os profissionais de educação física também são indispensáveis nas primeiras semanas para que você saiba utilizar equipamentos, fazer as execuções da maneira correta e evitar acidentes com pesos.

Os instrutores também são responsáveis por variar o seu treinamento ao longo do tempo para que a atividade física não acabe se tornando extremamente repetitiva e seja uma prática entediante para os alunos.

Esteja preparado

Ao começar a frequentar a academia você vai entender o que precisa ou não levar para os treinos, mas alguns itens são essenciais e podem te ajudar, como:

  • Garrafa de água;
  • Usar roupas leves adequadas;
  • Toalha;
  • Fones de ouvido;
  • Tênis de treino.

Não desista logo no início

Os resultados positivos da academia são consequência de um longo processo. Nas primeiras semanas você verá um resultado rápido, e com o tempo eles surgem de maneira mais lenta.

Por isso, é essencial que a rotina seja mantida, variando os exercícios, mas sem desistência. Ao longo do tempo novos resultados surgem e eles são extremamente satisfatórios.

Sabendo todas as dicas de academia para iniciantes e os benefícios da prática de uma rotina de exercícios físicos, você já está preparado para mudar de vida e começar uma jornada em busca do bem-estar!

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

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