Emagrecimento

Entenda vantagens e cuidados para se praticar o famoso jejum intermitente

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Dra. Sylvia Ramuth, Diretora Técnica do Emagrecentro explica os tipos da prática que traz benefícios, mas requer cuidados

O jejum intermitente é um padrão alimentar, onde existem períodos de ingestão de alimentos e momentos em que o indivíduo fica sem comer, tendo acesso a alguns tipos de líquidos sem ser adoçados. O método divide opiniões e já apresenta evidências científicas que comprovem o emagrecimento e benefícios vinculados a essa estratégia. Essa prática começou a ser mais difundida no Brasil a partir de 2013, como forma de melhorar a saúde e promover a perda de peso, já colecionando muitos adeptos por todo os cantos do mundo.

A Dra. Sylvia Ramuth, Diretora Técnica do Emagrecentro, explica que existem alguns tipos de jejum intermitente, no mais comum, a pessoa passa de oito a doze horas ingerindo alimentos contra doze a dezesseis horas sem se alimentar. Ela ressalta que por se tratar de um padrão alimentar, deve sempre ser vinculado a uma dieta de acordo com o objetivo que o indivíduo procura. Outra forma realizada por indivíduos já acostumados com essa prática, é alternar dias, onde um a dois dias da semana realiza um jejum por 24 horas e nos outro dias se alimenta normalmente. Dra. Ramuth explica que é muito importante selecionar os alimentos corretos durante a janela de alimentação no jejum intermitente para que assim seja possível alcançar os benefícios dessa prática.

Veja também: Fome Emocional: O que é?

Abaixo é possível saber mais sobre os prós e contras desse padrão alimentar:

Jejum Intermitente

Crédito: drobotdean / Freepik

Prós

Alguns benefícios podem ser observados em estudos, como perda de peso, melhora da saúde metabólica, planejamento simplificado de refeições e potenciais para uma melhor longevidade, mas vale ressaltar que ainda demandam mais investigação científica. Muitas vezes o jejum intermitente leva a uma redução na ingestão de calorias. Ao restringir a janela de alimentação, naturalmente o consumo de calorias será diminuído, levando à perda de peso ao longo do tempo. A diminuição da resistência à insulina e um aumento da sensibilidade à insulina, colaboram para um melhor controle do açúcar sanguíneo e diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Outro benefício observado é a diminuição da pressão, o que tende a ser positivo para pessoas que apresentavam quadro de pressão alta. Além desses pontos, algumas pessoas apresentam uma significativa melhora na habilidade cognitiva, níveis de colesterol e níveis de triglicerídeos.

Contras

Podem ocorrer sentimentos de fome e desejos por comida nas janelas sem alimentação, sendo um grande obstáculo para o seguimento da estratégia. A queda de pressão também pode ocorrer, por isso é importante ficar atento a esse pilar. Algumas pessoas não conseguem seguir o padrão alimentar ou devido individualidades ou por seu histórico pessoal (ex: distúrbios alimentares), portanto, não devem realizar esse tipo de estratégia. Para ser devidamente indicado o jejum intermitente é recomendado estar acompanhado de um profissional habilitado para te auxiliar durante o processo e avaliar preferências individuais ao decidir se esta é a melhor abordagem.

“O jejum intermitente é simples e economicamente acessível e muitos indivíduos relatam uma melhor disposição em seu dia a dia. Associar o jejum com atividade física é possível para aqueles indivíduos já habituados com a prática física, porém deve ser realizada de maneira leve e moderada somado a uma dieta equilibrada e uma ingestão suficiente de proteínas durante os períodos de alimentação”, recomenda a Dra. Sylvia.

Fonte:  Emagrecentro, Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, o Emagrecentro foi fundado pelo médico, Edson Ramuth, em 1986, e entrou para o franchising em 1994. A rede oferece tratamentos a preços acessíveis e o método 4 fases, com direitos autorais e certificado internacionalmente. Conta com 350 operações, sendo três nos Estados Unidos e uma na Espanha com a bandeira de Best Shape. 

Veja também: Metabolismo: Descubra 7 informações importantes

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais