O carnaval é o período mais esperado pelos foliões de plantão! São 4 dias de folia. Mas, a empolgação que os dias de festança proporcionam, acaba. E aí, bate aquela tristeza, aquela melancolia também conhecida como “depressão pós-Carnaval”. Afinal, com o fim do feriado, a rotina volta ao normal. Ou seja, não há mais festas nas ruas e o clima geral é de desânimo.
Segundo a psicanalista Elizandra Souza, esse sentimento é normal: “ Sim, a melancolia pós-carnaval é uma experiência comum para algumas pessoas. Depois de períodos festivos intensos, é possível sentir uma espécie de nostalgia ou queda de energia. Isso pode ser atribuído ao contraste entre a animação do carnaval e o retorno à rotina cotidiana”, explica a especialista.
A melancolia pós-carnaval varia de pessoa para pessoa, e nem todos a experienciam. Algumas pessoas aproveitam o retorno à rotina, enquanto outras podem sentir uma transição mais desafiadora. Não há uma porcentagem exata de quantas pessoas sofrem com essa “melancolia”, pois a resposta emocional ao carnaval é influenciada por diversos fatores individuais e culturais.
Elizandra alerta para a duração dessa melancolia. Que não deve ultrapassar alguns dias: “A duração da melancolia pós-carnaval é bastante subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, ela tende a ser temporária e diminui à medida que as pessoas se adaptam à rotina cotidiana. Pode durar alguns dias ou até mesmo algumas semanas, dependendo da intensidade das experiências durante o carnaval e da capacidade de cada indivíduo lidar com a transição”, a especialista orienta que em casos mais duradouros a pessoa procure por um especialista. Entenda os sinais da melancolia pós carnaval:
- Nostalgia e Saudade: • Sentimentos de nostalgia em relação às experiências vividas durante o carnaval. • Saudade das atividades festivas e da atmosfera animada.
- Desânimo e Falta de Motivação: • Um declínio na energia e motivação para enfrentar as responsabilidades cotidianas. • Pode haver uma sensação de desânimo ao retornar à rotina normal.
- Irritabilidade: • A melancolia pós-carnaval pode manifestar-se por meio de irritabilidade ou impaciência. • Dificuldade em lidar com as demandas diárias devido ao estado emocional.
- Tristeza Passageira: • Algumas pessoas podem experimentar episódios de tristeza temporária. • Essa tristeza geralmente está associada à transição do ambiente festivo para a vida regular.
- Mudanças no Sono e Apetite: • Distúrbios temporários no sono, como insônia ou sonolência excessiva. • Variações no apetite, podendo ocorrer aumento ou diminuição.
- Adaptação Gradual: • Com o tempo, os sintomas tendem a diminuir à medida que a pessoa se readaptar à rotina normal. • A melancolia pós-carnaval é geralmente uma resposta temporária às mudanças no ambiente social e emocional.
Veja também: Cuidados com comidas e bebidas no Carnaval
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce