Saúde Mental

Irritação de final de ano

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Psiquiatra explica até onde é normal a irritação que acomete muita gente no final do ano

Final de ano, depois de vários meses de demandas, responsabilidades e problemas, é natural se sentir cansado e até um pouco irritado, mas quando será que essa irritabilidade pode passar a ser um sinal de alerta? A psiquiatra Dra Naiayde Monte, especialista em Transtornos do Humor pela USP, explica.

“Irritação é algo que todos nós podemos sentir diante de determinados estímulos e contextos, mas ela costuma ser passageira e não ter maiores impactos na nossa vida”, explica acrescentando que “Quando essa irritação passa a ser persistente, causar sofrimento e/ou prejuízos nas relações, trabalho e outras atividades, é hora de parar e investigar sua causa”.

Especialmente quando existem explosões de raiva, com violência verbal ou até mesmo física, a psiquiatra ressalta que é importante procurar ajuda médica. “Muitas vezes essa irritação pode gerar conflitos com quem está ao redor da pessoa, desentendimentos no trabalho, brigas nos relacionamentos, com consequências imprevisíveis”, acrescenta .

Quando não é normal, a irritação vem junto de outros sintomas, tais como alterações do sono, do apetite, na motivação e nos pensamentos. “Nesses casos, alguns transtornos devem ser pesquisados, como o Transtorno Bipolar”, finaliza.

Irritação de final de ano

©SircPhoto de Getty Images via Canva.com

Fonte: Dra. Naiayde Monte | Especialista em Transtornos do Humor, membro do PROMAN (Programa de Transtorno Bipolar da USP) e da Comissão Científica da ABRATA. Fundadora, coordenadora e preceptora do Ambulatório de Transtorno Bipolar da residência médica em psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP). |@dra.naiayde

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais