Saúde Mental

Davi (BBB) é narcisista?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

O termo está em alta mas deve ser usado somente por especialistas

Recentemente a cantora Wanessa Camargo  falou que seu companheiro de BBB 24, Davi, era narcisista. O termo está em alta na internet e é usado para falar sobre relacionamentos tóxicos. Mas, o diagnóstico não pode ser dado sem uma investigação realizada por um especialista

 

A psicanalista Elizandra Souza explica sobre as atitudes narcisistas:

 

“Os narcisistas tendem a ter uma visão inflada de si mesmos e acreditam que são superiores aos outros. Eles costumam exibir comportamentos arrogantes, vaidosos e exageram suas realizações e habilidades. Além disso, têm dificuldade em reconhecer ou valorizar os sentimentos e necessidades dos outros, pois estão extremamente focados em si mesmos”, explica a psicanalista Elizandra Souza.

 

Ela afirma que os narcisistas também podem ser manipuladores e exploradores, usando as pessoas ao seu redor para alcançar seus próprios objetivos.

 

“Identificar que você está em uma relação com um narcisista pode ser uma descoberta desafiadora. Os narcisistas tendem a ser egoístas, manipuladores e têm uma necessidade constante de receber atenção e admiração”, a psicanalista enfatiza.

 

Lembre-se de que lidar com um narcisista pode ser emocionalmente desafiador, e pode ser benéfico buscar orientação profissional para ajudá-lo a navegar por essa situação complexa.

Davi BBB é narcisista

Foto: Reprodução/Globoplay

“O narcisismo é um traço de personalidade caracterizado por uma preocupação excessiva com o eu, uma necessidade constante de admiração e uma falta de empatia em relação aos outros. Embora possa variar em intensidade, existem alguns sinais comuns que podem indicar a presença do narcisismo”, pontua Elizandra.

 

Os principais sinais são:

Grandiosidade

Indivíduos narcisistas frequentemente têm uma visão inflada de si mesmos. Eles podem se considerar especiais, únicos e superiores aos outros. Eles têm uma necessidade de serem admirados e valorizados por suas supostas qualidades excepcionais.

 

Centralismo no eu

Os narcisistas tendem a ser excessivamente preocupados consigo mesmos. Eles podem monopolizar as conversas, desviar o foco para si mesmos e se vangloriar de suas realizações. Eles esperam ser o centro das atenções e podem ter dificuldade em reconhecer as necessidades e experiências dos outros.

 

Empatia limitada

Os indivíduos narcisistas geralmente têm dificuldade em sentir empatia pelos outros. Eles podem ter dificuldade em compreender as emoções e perspectivas dos outros, e podem mostrar falta de interesse genuíno pelas preocupações e problemas alheios.

Veja também: Mindfulness: cuidado com a mente

Fantasia de sucesso ilimitado

Os narcisistas podem ter fantasias de sucesso, poder e beleza ilimitados. Eles podem se imaginar conquistando grandes feitos e alcançando uma posição de destaque em todas as áreas de suas vidas. No entanto, essa fantasia muitas vezes não se alinha com a realidade.

 

Exploração dos outros

Os narcisistas podem buscar vantagens pessoais explorando os outros. Eles podem tentar tirar proveito das pessoas ao seu redor para atender às suas próprias necessidades e desejos, sem considerar o impacto que isso pode ter nos outros.

 

Reações de raiva e humilhação diante da crítica

Os narcisistas geralmente têm dificuldade em lidar com a crítica. Eles podem reagir com raiva, desprezo ou humilhação quando se sentem desafiados ou criticados, mesmo que seja de forma construtiva. Eles tendem a ter uma sensibilidade exagerada à avaliação negativa.

 

“É importante notar que esses sinais não devem ser vistos isoladamente, mas sim considerados em conjunto e em relação ao funcionamento geral da pessoa. O narcisismo é um traço de personalidade complexo e pode variar em intensidade e impacto nas diferentes áreas da vida de uma pessoa. Se você estiver preocupado com o comportamento de alguém ou com seus próprios traços narcisistas, é aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde mental qualificado”, finaliza a psicanalista.

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais