Saúde & Bem EstarSaúde Masculina

Homens, cuidem-se!

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

5 dicas de cuidados para mais saúde e qualidade de vida

Enquanto as mulheres têm cuidado constante com a saúde e fazem acompanhamento médico de rotina, o monitoramento da saúde dos homens segue um desafio. Segundo dados do Ministério da Saúde, adultos do sexo masculino realizam somente 28,4% dos exames de rotina e cuidados preventivos. Ainda, homens apresentam mais comportamentos de risco, como o tabagismo e consumo de algo.

É importante reforçar a necessidade do acompanhamento profissional e a adoção de hábitos mais saudáveis. Com isso, listamos abaixo cinco dicas de cuidado simples fáceis de serem adotadas na rotina:

Homens, cuidem-se!

1. Faça o check-up
Procure por um médico de confiança e faça seus exames de rotina conforme a indicação do profissional. Siga as orientações de prevenção de doenças e tratamento, além de adotar hábitos mais saudáveis. Não deixe para buscar um médico somente quando estiver se sentindo muito mal.

2. Use filtro solar
Inclua na rotina o uso do protetor solar diariamente. Além de deixar a pele mais ressecada, os raios ultravioletas podem causar o envelhecimento precoce e doenças graves, como o câncer de pele.

3. Cuide do corpo
Ainda que a prática de esportes já esteja inserida desde a infância no hábito de muitos homens, o que é extremamente benéfico à saúde em diversos aspectos, outros cuidados são necessários. Fiscalize sua alimentação e o consumo de substâncias tóxicas, como álcool e cigarros.

4. Hidrate-se
Busque ingerir a quantidade ideal de água por dia. O consumo, de extrema importância para o corpo humano, auxilia na perda de peso, prevenção de pedras nos rins, diminuição da acne, entre outros muitos benefícios.

5. Conecte-se com seus sentimentos
Por muito tempo, a expressão de sentimentos por homens foi considerada um sinal de fraqueza e, infelizmente, ainda há resquícios desse conceito antiquado. Porém, doenças psíquicas são graves e têm implicações severas no cotidiano. Entre em contato com seus sentimentos e permita-se demonstrar suas emoções. E, se necessário, busque acompanhamento profissional para ajuda-lo.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais