Saúde & Bem Estar

Xarope natural para evitar gripe

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Mande gripe e resfriados embora com este xarope natural!

A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento da capital paulista, releva os alimentos que não podem faltar para mandar a gripe para bem longe durante este inverno.

Alimentos que vão te ajudar a combater a gripe

Própolis: antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e antioxidante

Abacaxi: expectorante e digestivo

Hortelã: digestivo, analgésico e imunoestimulante

Alho: antifúngico e cardioprotetor

Camomila: calmante e expectorante

Mel: poderoso formador de anticorpos ainda é antisséptico e antioxidante

Limão, laranja ou acerola: ricas em vitamina C, as frutas reforçam a imunidade

Para juntar tudo isso em fazer um poderoso xarope natural, a médica ensina a receita:

  • Suco batido feito com um abacaxi médio;
  • Suco de 2 limões/ ou de uma laranja/ ou uma xícara de suco de acerola batido;
  • 1/2 xícara de chá de mel;
  • 10 gotas de própolis;
  • 1 xícara de chá (já preparado) de camomila;
  • 10 folhas de hortelã
  • 2 dentes de alho

No suco de abacaxi bata o alho, junte ao mel e inclua o suco da fruta cítrica espremida e as folhas de hortelã e o alho. Transfira para um pote com fechamento a vácuo e acrescente a própolis. Está pronto para consumo. Mantenha na geladeira por 3 dias.

Xarope natural para evitar gripe

IMUNIDADE PELO PRATO

Para quem ainda quer intensificar a saúde pelo prato, Dra. Ana reforça que o consumo de verduras como brócolis e espinafre que são ricas em ferro e zinco são importantes, assim como os derivados do leite que contém microorganismos que fortalecem o sistema e os cogumelos, como shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.

IMUNIDADE PELA VEIA

Através da soroterapia, uma infusão intravenosa mistura vitaminas, minerais, anti-oxidantes, anti-inflamatórios entre outras substâncias e são a novidade do momento para unir saúde, beleza e nutrição.

A médica nutróloga, Dra. Ana Luisa Vilela da capital paulista, explica que o soro é uma mistura básica de água com eletrólitos, e que nele pode ser acrescido ainda inúmeras substâncias como vitaminas, aminoácidos, entre outros. Toda essa combinação pode suprir as necessidades do organismo que podem estar em déficit pela alimentação.

“É uma grande possibilidade de aumentar a imunidade já que repõe grande parte do que o corpo necessita, mas deve ser aplicado com cautela já que ele é endovenoso – ou seja, entra direto na veia e cai direto na corrente sanguínea – por isso também deve ser prescrito por médicos e infundido somente em ambientes adequados para essa prática”, fala a especialista que acrescenta: “Os soros não são únicos, eles devem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente e a grande vantagem é o efeito imediato, já que por serem aplicados direto na veia – assim são absorvidos mais rapidamente do que os tradicionais medicamentos que tem passagem intestinal – por isso, os nutrientes são muito mais bem aproveitados”.

Dra. Ana conta que a mistura pode dar um up na saúde em geral e também melhorar a beleza. “O procedimento atua na qualidade da pele, auxilia no processo de emagrecimento e desinflamação do organismo, melhorando a massa magra e potencializando o sistema imunológico”, finaliza a especialista que explica do que poder ser compostos para atender as necessidades individuais de cada pessoa.

  • Carboidratos – ajudam na força celular dão energia e pique para células
  • Eletrólitos – ajudam na execução de reações químicas relacionadas à contração muscular, aumentam ânimo, melhoram a hidratação e ajudam a desinchar.
  • Aminoácidos – atuam diretamente no ganho de massa muscular, na firmeza da pele, ajudam a dar mais força para cabelos e unhas e ativam a regeneração celular.
  • Minerais – estimulam as sinapses nervosas e assim, melhoram a cognição. Atuam ainda no combate à anemia, melhoram a respiração celular, otimizam as reações químicas vitais e ajudam na produção hormônios.
  • Vitaminas – são essenciais para bom funcionamento do corpo já que atuam com antixoxidantes, previnem doenças sérias nutricionais, agem na condução nervosa, no controle doenças autoimunes e na formação celular.

FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência  Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.

Atualmente, dedica-se à frente da sua clínica especializada em emagrecimento, para melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados de emagrecimento e nutrição otimizada.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais