Saúde & Bem Estar

Você bebe a quantidade de água ideal?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e nem adianta dizer que 60% do seu corpo é formado por ela.

Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e nem adianta dizer que 60% do seu corpo é formado por ela. Por mais que isso seja verdade, a perda de água através da urina e do suor faz com que esse nível baixe, tornando a ingestão de mais líquido imprescindível.

Quantidade

Atualmente, a maioria dos profissionais de saúde acredita que a quantidade ideal seja de dois litros por dia. No entanto, é importante lembrar que muitos dizem que a quantidade não é tão importante quanto a frequência: esses dois litros devem ser espalhados ao longo de todo o dia, a fim de não deixar o corpo desidratado em nenhum momento.

Talvez algumas pessoas questionem qual a relevância da hidratação. Aqui é importante observar que há diversos estudos comprovando que a falta de água pode afetar diretamente a energia do corpo humano e até mesmo suas funções cerebrais, além de afetar o humor e causar até dores de cabeça.

Perda de peso

Outro aspecto bastante interessante é que a ingestão da quantidade ideal de água pode proporcionar perda de peso. Acredite. Já há provas de que um organismo bem hidratado apresenta um metabolismo mais acelerado, o que ajuda a emagrecer.

Além disso, pode ser benéfico para o organismo beber água fria, porque seu corpo precisará gastar mais calorias para aquecer a água à temperatura corporal.

Beber água cerca de meia hora antes das refeições também pode reduzir o número de calorias que se consome, especialmente em indivíduos mais velhos.

Tomar muita água pode ajudar na prevenção do câncer, pedras nos rins e também diminuir acne.

Sucos, chás e até café são bebidas que possuem propriedades diuréticas e podem também auxiliar no processo de hidratação, mas, independente de qual bebida for, o mais importante é: mantenha-se hidratado. Beba água!

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais

O que fazer ao encontrar dificuldades no acesso a tratamentos de saúde? Entenda!

A advogada Renata Frias, especialista em Direito da Saúde explica sobre a situação que atinge muitos brasileiros

Leia mais

Estrabismo: entenda a condição e a importância do diagnóstico ainda na infância

Comportamentos específicos podem denunciar que há́ desalinhamento entre os olhos nos primeiros anos de vida. A boa notícia é que há́ possibilidade de cura até́ os 8 anos de idade

Leia mais