Muitos fatores contribuem para uma pessoa ter uma boa noite de sono. E o colchão pode ser um deles. Se não for adequado, é capaz de fazer você acordar com dor nas costas e sentindo-se mal por não ter dormido direito. E quando se pensa que o ser humano passa 1/3 de sua vida dormindo, ter um bom colchão pode ajudar a mantê-lo saudável e fazer diferença na sua qualidade de vida. Mas o que pode ser feito para se ter uma noite de sono perfeita?
A escolha do colchão certo para evitar dor nas costas
“Provavelmente não existe um único tipo de colchão que seja perfeito para todos. No passado, alguns médicos recomendavam colchões duros, mas pesquisas e estudos mais recentes apontam que o melhor para a qualidade do sono e conforto e alinhamento da coluna vertebral são aqueles com firmeza mediana”, diz o médico Dr. Bruno Aprile, Ortopedista, especialista em coluna vertebral da Clínica SOU.
“Além disso, pense em como você dorme. Sua posição preferida durante o sono afeta a maneira como seu peso é distribuído pelo corpo, articulações e cama. Assim, escolher um colchão com a firmeza apropriada para o seu estilo de dormir pode ajudar a aliviar a dor “, recomenda o ortopedista.
Para a empresária Maria Luiza de Castro, 40, foram anos sem saber que as dores que sentia tinha como causa o colchão errado.
“Acordava várias vezes durante a noite, com dores nas costas, no pescoço. Demorei muito para perceber que o problema era o colchão errado, sofri muito até então”, conta.
Casos como o da Maria Luiza, são mais comuns do que se imagina. “As pessoas demoram para perceber que o problema que está causando noites mal dormidas, dores nas costas, pescoço, fadiga, pode estar no colchão errado ou na posição de dormir”, enfatiza o Dr. Bruno.
Existe um colchão ideal?
De acordo com o ortopedista, “o colchão ideal precisa estar de acordo com o tipo físico para acomodar o corpo e suportar o peso sem pressionar excessivamente nenhum ponto, precisa proporcionar conforto e apoio nas diferentes posições, um colchão duro causa pressão excessiva em certas partes do corpo e, ao contrário, se for muito macio, o corpo acaba “afundando”em posturas ruins ”, explica o médico.
Foi o que fez a executiva de vendas Patricia de Paula, 50, que seguiu as orientações de seu ortopedista e adquiriu um colchão de acordo com seu biotipo.
“Eu sentia muitas dores das costas, acordava cansada, como se não tivesse dormido. Sentia dores na nuca, na região do pescoço, mas agora com a mudança de colchão vivo outra realidade – a do bem-estar”.
E quanto ao travesseiro?
“O travesseiro precisa acomodar o pescoço e alinhar a coluna, encaixar e formar um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Uma das melhores posições para dormir é de lado, com o pescoço bem apoiado e os joelhos semi-flexionados, com uma almofada entre eles. Esses são os itens importantes para uma noite de sono relaxante”, conclui o especialista.
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro