“Mente sã, corpo são.” Provavelmente, você já ouviu esse ditado, que claramente fala sobre os benefícios que a saúde mental pode trazer para o corpo. Mas você sabia que a recíproca também é verdadeira? Cuidar do corpo é um passo fundamental para ter a mente saudável e, consequentemente, ser bem mais feliz, o que está ainda mais difícil nestes tempos de pandemias e crise econômica. Mas é possível. Quer saber algumas dicas? A gente conta!
Exercícios – É claro que você leu, viu e ouviu de diversas formas que fazer exercícios faz bem para a saúde; pois acredite, faz! Além de incontáveis benefícios estéticos – que fazem sempre bem para a autoestima – exercitar-se melhora o metabolismo e libera hormônios que ajudam a combater doenças “modernas” como a depressão e o stress.
Alimentação e seus impactos – “Você é o que come”, dizem. De fato, não há como fugir dos impactos dos alimentos, como a liberação da serotonina pelos carboidratos, ou a energia propiciada pelas carnes magras, legumes e laticínios. Evite apenas alimentos processados e frituras, que tendem a dar desânimo, tanto quanto pular refeições.
Gratidão – Acredite, há estudos muito sérios e recentes que comprovam o impacto positivo da gratidão. Pense nas coisas boas, de qualquer tamanho; desde o clima, até a gentileza de um desconhecido. Ser grato pelas coisas boas que acontecem à nossa volta faz bem!
Elogios – Fazer um elogio e, consequentemente, fazer com que alguém se sinta bem é outra pequena atitude que pode fazer milagres pela sua saúde, desde, é claro, que sejam palavras sinceras.
Respirar profundamente – Todos temos momentos de raiva ou stress. Na maioria dos casos, uma pausa, um distanciamento do problema e uma respiração profunda podem fazer a diferença entre um surto e uma decisão ponderada e acertada.
Reconhecer momentos infelizes – Eles fazem parte da vida; não há necessidade de fingir ou “jogar para baixo do tapete”. Encare como eles devem ser encarados: com força, coragem, paciência e sabedoria.
Diário – Desabafar sobre problemas, medos e desejos, mesmo que através da escrita, é algo altamente benéfico.
Enfrentar o stress – Momentos estressantes fazem parte da vida e não adianta fugir deles. Encare de frente e lembre-se quanto antes resolver o problema, terá seu merecido descanso.
Planejar sua semana – Pode ser chato, mas reservar alguns minutos para se planejar pode poupar tempo e dor-de-cabeça.
Livrar-se do telefone – Talvez o passo mais difícil de todos, mas vale muito a pena! Desligue por algumas horas, desconecte-se, descanse!
Natureza – O contato com a natureza é altamente benéfico para a saúde física e mental. Vale até o quintal de casa ou a varanda do apartamento, mas não deixe de dedicar algum tempo a eles!
Meditação – É difícil para muitas pessoas, mas ao conseguir se concentrar em você, desligar do mundo e relaxar, abre-se um novo leque de possibilidades para uma vida mais sadia.
Faça terapia – Resolver os próprios problemas mentais e emocionais nem sempre é algo fácil, por isso não tenha medo de buscar ajuda profissional. Ter alguém com quem se abrir, que realmente saiba o que dizer e quando dizer pode ser um divisor de águas entre a loucura e a sanidade
Evidentemente, são muitas dicas e muitas delas difíceis de serem seguidas, mas se a metade delas for levada em consideração, certamente sua vida ficará bem mais fácil, tanto para o corpo, como para a mente. Agora pare de ler e vá ser feliz!
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro