O uso de mochila escolar é comum no Brasil e surgiu por aqui na década de 1980, tornando-se o meio mais utilizado para transportar os materiais escolares. Mas você já se perguntou qual é o peso adequado de uma mochila escolar?
Os limites padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são de 5% do peso da criança da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental.
Mas, uma pesquisa realizada no norte da Espanha, em 2012, por Rodríguez-Oviedo e colaboradores, mostra que muitos alunos estão carregando literalmente o mundo nas costas, utilizando mochilas excessivamente pesadas.
Ao todo, 61,4% dos participantes carregavam mochilas superiores a 10% do peso corporal e 18,1% ultrapassavam os 15%. Os alunos foram divididos em quatro grupos com base no peso de suas mochilas. Aqueles que carregavam mochilas mais pesadas tinham um risco 50% maior de sentir dor nas costas.
Ainda nessa pesquisa, 1 em cada 4 alunos citaram ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. Dentre estes que relataram sentir dor, 70% era escoliose, outros 30% eram dores lombares ou contraturas musculares involuntárias contínuas.
Portanto, crianças e adolescentes que ainda estão em fase de desenvolvimento e não possuem musculatura adequada para suportar sobrecarga, podem ter a sua postura corporal prejudicada com o excesso de peso da mochila, ou por alterações na forma de caminhar, levando a dores na região dorsal ou problemas posturais como hipercifose ou escoliose.
Fique de Olho
- Se a criança sente dor ao colocar ou tirar a mochila?
- Como está a postura quando carrega a mochila?
- Enquanto carrega a mochila sente alguma dor ou desconforto?
- Já reclamou de formigamento ou adormecimento dos braços?
Dicas Importantes na hora de escolher a mochila
- A mochila não pode ser maior que a criança, isso fará com que ela carregue mais livros, cadernos.
- Recomenda-se que a mochila tenha algum tipo de acolchoado para proteger as costas das crianças.
- O ideal que a mochila tenha alças largas, acolchoadas e que seja ajustável no ombro.
- Os materiais escolares mais pesados devem ficar mais próximos das costas e ir diminuindo os itens à medida que vai se afastando.
- Opte por mochilas com cintos de quadril e peito, pois estes melhoram o equilíbrio, distribuem a carga e tiram a tensão dos músculos sensíveis do pescoço e dos ombros.
- Procure mochilas com vários compartimentos para distribuir melhor o peso.
- Não usar apenas uma alça da mochila. Isso desloca o peso para um lado.
Referências:
Paloma Rodríguez-Oviedo, Alberto Ruano-Ravina, Mónica Pérez-Ríos, et. al. School children’s backpacks, back pain and back pathologies. 2012. (https://adc.bmj.com/content/97/8/730)
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro