Saúde & Bem Estar

Fotofobia: Você já ouviu falar?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Saiba tudo sobre a dificuldade de olhar para a luz

A fotofobia é uma condição em que a pessoa tem sensibilidade à luz. Isso pode causar desconforto, dor e até mesmo dificuldade de enxergar quando exposto à luz intensa.

Segundo o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, existem várias causas, incluindo problemas oculares como a conjuntivite, a uveíte e a catarata, bem como problemas de saúde geral, como enxaqueca, lúpus e esclerose múltipla. Algumas pessoas também podem desenvolver fotofobia como efeito colateral de certos medicamentos.

“Para as pessoas que sofrem com fotofobia, a visão pode parecer desfocada e ofuscada quando expostas à luz, especialmente luzes brilhantes. Além disso, os olhos podem lacrimejar, arder e ficar vermelhos”, explica o oftalmologista.

O tratamento depende da causa subjacente. Se for causada por problemas oculares, o tratamento pode incluir colírios ou outros medicamentos oftalmológicos. Se for causada por problemas de saúde geral, o tratamento pode incluir medicamentos para tratar essa condição. Além disso, é recomendado usar óculos escuros para proteger os olhos da luz intensa.

A prevenção da fotofobia inclui evitar exposição prolongada à luz intensa, usar óculos escuros ao estar ao ar livre, especialmente durante as horas de sol mais fortes, e consultar um médico se você notar qualquer desconforto ocular.

Fonte: Dr. Marcelo Brito, Médico Oftalmologista |CRM: 18871/RQE:415 |Instagram: @dr.marcelobrito

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais