Saúde & Bem Estar

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

 A enxaqueca oftálmica, também conhecida como enxaqueca com aura, é causada por alterações nas atividades elétricas do cérebro. As causas exatas não são totalmente compreendidas, mas fatores como predisposição genética, desequilíbrios químicos cerebrais e desencadeadores ambientais podem contribuir.

Segundo o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, os sintomas incluem visão embaçada ou com pontos cegos, flashes de luz, linhas onduladas e, em alguns casos, perda temporária da visão. Além disso, dores de cabeça intensas geralmente acompanham esses sintomas visuais.

“A duração dos episódios de enxaqueca oftálmica varia de pessoa para pessoa. Geralmente, duram de 20 minutos a uma hora. No entanto, a dor de cabeça que pode seguir a aura visual chega a durar horas ou dias”, explica o médico oftalmologista.

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Crédito: Freepik

O tratamento pode envolver medicamentos para aliviar a dor e prevenir futuros episódios, como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e medicamentos específicos para enxaqueca, incluindo triptanos. Em casos graves, o médico pode recomendar medicamentos preventivos.

A prevenção envolve identificar e evitar possíveis desencadeadores, como certos alimentos, estresse, alterações hormonais e falta de sono. Além disso, manter um estilo de vida saudável, com boa hidratação, exercícios regulares e sono adequado, pode reduzir a frequência e a intensidade das crises.

“É importante distinguir entre dores de cabeça relacionadas à visão e outras causas. Se a dor de cabeça ocorrer em conjunto com sintomas visuais, como flashes de luz ou pontos cegos, pode ser indicativo de enxaqueca oftálmica. Uma avaliação oftalmológica e neurológica é essencial para um diagnóstico preciso.”, finaliza.

Veja também: Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos no Carnaval

Fonte: Dr. Marcelo Brito | Médico Oftalmologista | CRM: 18871/RQE:415 |Instagram: @dr.marcelobrito

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais