Saúde & Bem Estar

Diferença entre gripe e resfriado

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Inverno chegou e com ele o número de casos e gripes e resfriados aumentam as filas no pronto socorro.

O  médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, comenta as principais diferenças entre resfriado e gripe, como identificar e evitar cada uma delas.

Os principais sintomas do resfriado são as dores locais na garganta, febre, dor no corpo, nariz congestionado e com secreção que se apresentam desde a cor clara até à mais amarelada. “Lembrando que esse quadro pode ser confundido com a COVID-19, que inicialmente veio como quadro pulmonar clássico que acomete o pulmão, mas nos últimos tempos devido as mutações e pelo alto indice de vacinação, já se comporta como um resfriado”, alerta o médico.

Diferença entre gripe e resfriado

Já quando a gripe se instala é sinal de que o quadro afetou o pulmão, causando tosse, cansaço para respirar com sensação ofegante e  nariz congestionado. “Dentre os desdobramentos da gripe, ela pode ser ainda o tipo Influenza A e B, sendo o grupo A o mais agressivo que pode levar a internação e com a necessidade da medicação antiviral que deve ser usada nas primeiras 48h para combater a infecção”, ensina Dr. Bruno.

Para saber se trata-se de uma ou de outra doença, somente o exame físico médico que vai identificar o quadro exato. Por isso, a qualquer sinal, é importante não se automedicar e buscar ajuda.

O especialista afirma ainda que a melhor mandeira de prevenir qualquer uma das situações tão comuns na época mais fria do ano, é não deixar as vacinas de lado e manter a imunidade em alta. “Não existe fórmula mágica pra aumentar a imunidade ou para evitar qualquer gripe, resfriado, influenza ou Covid, é preciso manter a saúde em dia se alimentando corretamente, praticando atividade física e dormindo bem”, diz.

 

FONTE:

 Bruno Borges de Carvalho Barros

Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais