Uma das dúvidas mais comuns entre pacientes que passam por cirurgia plástica é a necessidade do uso da meias e de malhas de compressão. Feitas com material elástico, entre eles o elastano, e promovem uma “massagem” no corpo, facilitando o fluxo sanguíneo. Assim, previnem que coágulos se formem nas veias das pernas pois, o sangue irá circular normalmente. Porém, o uso de malhas compressivas é indicado para outros benefícios pós-cirúrgicos.
De acordo com o cirurgião plástico Renato J. Freitas, para que uma cirurgia atinja o sucesso é necessário além da expertise do médico ou conhecimento atômico do paciente. Segundo o especialista, é importante que o pós-operatório seja bem feito. Nesse sentido, as malhas são indicadas e servem como aliadas da boa recuperação.
“Além dos cuidados com uma boa alimentação, os medicamentos e as protocolos de profilaxias pós-cirúrgicos, há também o uso das malhas compressivas. Elas são usadas para comprimir as áreas operadas. Além disso, ajudam a pele aderir no novo contorno corporal que foi esculpido pela cirurgia e pelas lipoaspirações”, comentou.
“Durante o processo de cirurgia plástica alteramos a arquitetura das mama, ou o abdômen, e depois reconstruímos. Se deixássemos tudo solto, demoraria um tempo maior para o retorno da pele ao seu novo formato. Por isso são indicados os ‘macaquinhos’, que servem para evitar edemas, hematomas e devem ser confortáveis, com excelente qualidade”, completou.
O cirurgião plástico comenta ainda que, em suas operações, costuma usar marcadores específicos para delinear o corpo, como nas regiões de lipoaspiração de alta definição. Conforme explica o Dr. Renato J. Freitas, eles são confeccionados cuidadosamente, com respeito à anatomia de cada paciente. Ainda de acordo com o especialista, as indicações médicas devem ser seguidas corretamente após o procedimento cirúrgico, para evitar que surjam complicações e obter a melhor performance possivel”, concluiu.
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro