Alimentação & Nutrição

Páscoa chegando! Saiba como comer chocolate e não prejudicar a pele

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Médico dermatologista explica que chocolate não causa acne.

O chocolate sempre foi considerado um vilão para as pessoas que possuem acne, e agora com a chegada da Páscoa, muitas vão se privar dessa guloseima por acreditarem que ele pode piorar a pele. Mas aí vai a boa notícia: CHOCOLATE NÃO CAUSA ACNE!

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o que dá a acne é o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite acrescentado a ele. Portanto, quanto menor for a quantidade desses ingredientes e mais concentrado for em cacau, menos mal fará, assim dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de cacau.

Páscoa chegando! Saiba como comer chocolate e não prejudicar a pele

Crédito: Freepik

Veja também: Sem culpa! Os benefícios do chocolate

É importante lembrar que o chocolate branco é feito com a manteiga do cacau e não com a fruta, por isso é muito mais rico em açúcar e gordura hidrogenada e se você tem acne deve fugir desse produto.

“Agora se você for um chocólatra e na Páscoa não consegue fugir dos ovos de chocolate, é importante que seu skincare seja mais eficaz usando produtos oil free, sabonete antioleosidade e cremes noturnos à base de alfa-hidroxiácidos ou retinóides, por isso a consulta com seu Dermatologista é importante pois vai te orientar a usar os produtos de forma correta”, indica o médico.

Além disso, o cacau é um produto tão versátil que por ser rico em minerais e polifenóis pode ser usado nos cosméticos anti-idade, sabonetes, shampoos, condicionadores e hidratantes corporais.

“Já o açúcar é o grande vilão do mundo moderno, pois sua ingestão em excesso faz que produzamos radicais livres, que seria o “lixo produzido pelo nosso metabolismo”, esse radical livre é difícil de ser liberado levando então ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e consequentemente o envelhecimento de modo acelerado”, finaliza.

Fonte: Dr Jose Roberto Fraga Filho |Médico Dermatologista | Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica |Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992 |@dermagynus

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais