Alimentação & Nutrição

Cuidados com comidas e bebidas no Carnaval

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Nutróloga alerta sobre a atenção necessária a alimentação no caranaval

A médica a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento da capital paulista, alerta para os cuidados com comidas e bebidas o carnaval.

“Nas ruas há uma infinidade de perigos nas bebidas e nas comidas, mas dá para consumir de tudo sem se colocar em perigo. O mais importante é ter cuidado para evitar contaminações e intercorrências que podem acabar com a festa do folião”, explica a médica que deixa as dicas de como se cuidar:

  • Para evitar a contaminação de latas de cerveja ou refrigerante: Limpar a latinha com água corrente ou álcool em gel para evitar leptospirose ou contaminações, por exemplo;
  • Ao consumir gelo: É importante certificar que o gelo foi feito com água filtrada;
  • Garrafinhas de água: Devem estar devidamente lacradas pelo fabricante;
  • Comidas proibidas: Espetinhos mal passados, lanches feitos com maionese caseira ou industrializadas expostos ao calor ou que contenham embutidos como o presunto ou saladas;
Cuidados com comidas e bebidas no Carnaval

©Pollyana Ventura de Getty Images Signature via Canva.com

A médica alerta ainda para os sinais de intoxicação alimentar que podem aparecer caso haja o consumo de alimentos contaminados. “Dores abdominais, distensão abdominal, gases, diarreia, dor de estômago ou náusea são sinais de alerta. Para minimizar os desconfortos é preciso manter a hidratação com isotônicos, água e água de coco e evitar imediatamente o consumo de álcool. E em casos mais graves com febre intensa, diarreia, dor no corpo e boca seca que durarem mais de 3 dias é preciso buscar ajuda médica imediatamente”, afirma.

E para curtir a folia sem preocupação, Dra. Ana mostra que tem comida nas ruas que são mais seguras: “O milho cozido, pipoca, hambúrguer bem passado se for frito na hora e picolés de frutas são opções seguras”, diz a médica que ainda lista as calorias das bebidas alcoólicas e alerta para a importância de fazer boas escolhas. “Entre as bebidas menos calóricas estão a dose do gim ou de saque já que ambas possuem cerca de 70 calorias, em segundo lugar ficam a taça de vinho, a dose de tequila ou de cachaça com 110 calorias cada. A vodca e o whisky carregam cerca de 125 calorias e a latinha de cerveja 160”, finaliza.

Veja também: Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos no Carnaval

Fonte: Dra. Ana Luisa Vilela | Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência  Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP. Atualmente, dedica-se à frente da sua clínica especializada em emagrecimento, para melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais