Alimentação & Nutrição

Alimentos ultraprocessados e demência, estudo revela a relação

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda a relação entre os alimentos que você consome e a sua saúde cerebral

A relação entre a dieta e a saúde cerebral ganhou destaque em uma pesquisa de magnitude sem precedentes realizada pela ilustre Universidade Médica de Tianjin, na China. A médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental comneta que os holofotes estão voltados para os alimentos ultratransformados, cujas características sedutoras podem esconder perigos inesperados.

Alimentos ultraprocessados e demência, estudo revela a relação

Depois de acompanhar mais de 72 mil pessoas acima de 55 anos, a equipe de pesquisadores analisou dados obtidos do UK Biobank de uma vasta base de informações de saúde de meio milhão de residentes no Reino Unido. Os participantes, livres de demência no início do estudo, foram monitorados ao longo de cerca de 10 anos, resultando em 518 casos diagnosticados de demência ao término da investigação.

Os resultados, publicados com destaque na renomada revista científica Neurology, apontam uma questão de extrema relevância: a dieta composta por alimentos ultratransformados, carregados de açúcar, gordura e sal adicionados, mas carentes de proteínas e fibras, está associada ao risco de desenvolvimento de diversas formas de demência.

A psiquiatra comenta, com base no estudo, que cada aumento de 10% no consumo desses alimentos industrializadas apresentou uma alarmante correlação com um aumento de 25% no risco geral de demência, 28% de acréscimo no risco específico de demência vascular e 14% risco de doença de Alzheimer.

 

Fonte: https://n.neurology.org/content/99/10/e1056

Sobre Dra. Jéssica Martani

Médica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia em Nova Iorque – EUA, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo com residência médica em psiquiatria pela Secretaria Municipal de São Paulo e pós graduação em psiquiatria pelo Instituto Superior de Medicina e em endocrinologia pela CEMBRAP.

CRM 163249/ RQE 86127

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais