Saúde & Bem Estar

Alergias: Pele manifesta 80% dos casos alérgicos

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Alergia é a 4º doença mais comum do mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 08 de julho, como o Dia Mundial da Alergia com o objetivo de alertar a população quanto à importância da prevenção e tratamento das doenças alérgicas.

A médica Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), explica que a alergia é uma resposta errada e exacerbada do sistema imunológico a substâncias externas que são inofensivas para a maioria das pessoas. “A pele, o maior órgão do corpo, é um dos principais locais da manifestação das alergias, que podem ser provenientes de alimentação, medicação ou até na natureza, como pólens ou pelos de animais”, afirma.

Alergias Pele manifesta 80% dos casos alérgicos

Sintomas como vermelhidão e inchaço podem se manifestar minutos após a ingestão ou contato com o agente alergênico ou demorar horas para se desenvolver completamente. Mas, ao primeiro sinal, a médica ressalta que é importante buscar ajuda especializada, além de lavar com sabonete de PH neutro e água abundante ou usar loções e pomadas alergênicas e calmantes. “É fundamental que a pessoa que tem suspeita de uma doença alérgica seja acompanhada por um médico para o correto diagnóstico, tratamento adequado, prevenção e controle da alergia”, finaliza Dra. Adriana.

Fonte:

Dra Adriana Vilarinho

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da AAD – Academia Americana de Dermatologia. CREMESP 78.300/ RQE – SP 27.614

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais