Saúde & Bem Estar

Acupuntura no tratamento de doenças

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda um pouco mais sobre a medicina alternativa que tem ajudado no controle da dor de milhares de pessoas.

Além da medicina tradicional, existem diversas terapias alternativas que podem contribuir com o tratamento de diversas doenças. Nesse âmbito, uma daquelas que costuma apresentar mais pontos positivos é a acupuntura.

Embora muitas pessoas associem a prática apenas para tratar sintomas de estresse, ela pode ser útil no tratamento de muitas enfermidades. As vantagens podem ser ainda mais sentidas quando ela é aliada com outros tratamentos mais “convencionais”.

A seguir, você aprenderá mais sobre a acupuntura e como ela ajuda no tratamento de doenças. Venha com a gente na leitura!

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma prática terapêutica que faz parte da cultura oriental. Ela envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo, chamados de pontos de acupuntura, com o objetivo de estimular o fluxo de energia e restaurar o equilíbrio do corpo.

A teoria por trás da acupuntura é baseada na crença de que a energia vital, conhecida como “Qi”, flui dentro do corpo em canais chamados de “meridianos”. Logo, quando o Qi está desequilibrado ou bloqueado, ele pode levar a dores e doenças.

Ao estimular os pontos de acupuntura, a prática ajuda a restaurar o fluxo de energia e equilibrar o corpo, o que pode levar a uma redução da dor, aumento da circulação sanguínea, melhora da função imunológica e promoção de um estado geral de bem-estar.

Acupuntura no tratamento de doenças

Como funciona a acupuntura?

Em uma sessão de acupuntura, o terapeuta primeiro avaliará o histórico médico e o estado de saúde do paciente. Isso o ajudará a determinar quais pontos de acupuntura são mais indicados para o tratamento.

Em seguida, o paciente é convidado a se deitar em uma maca confortável. O terapeuta então limpa a área em torno dos pontos de acupuntura com álcool e, em seguida, insere agulhas finas e estéreis em pontos específicos do corpo, conforme determinado pela avaliação prévia.

As agulhas são deixadas no local por cerca de 15 a 30 minutos, durante os quais o paciente pode sentir sensações de calor, formigamento ou pressão leve.

Durante a sessão, o terapeuta pode aplicar outras técnicas, como massagem ou moxabustão (que é o aquecimento de pontos de acupuntura com a queima de ervas medicinais), para complementar o tratamento de acupuntura.

Ao final da sessão, o terapeuta remove as agulhas e pode recomendar ao paciente algumas mudanças no estilo de vida, como mudanças na alimentação, exercícios ou práticas de meditação.

É importante notar que a acupuntura é uma prática segura e eficaz quando realizada por um profissional qualificado e com experiência na área.

 

Quais doenças a acupuntura pode ajudar no tratamento?

A acupuntura pode ser benéfica para ser utilizada como uma técnica terapêutica no auxílio de tratamentos para a saúde. Dito isto, você confere as principais condições em que a acupuntura pode ser útil:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Doenças crônicas;
  • Dores no pescoço, na cabeça;
  • Insônia;
  • Alergias.

Como estas, existem outras condições que podem ser tratadas com o uso da acupuntura. Contudo, apesar de ser uma técnica milenar, ela não deve substituir tratamentos médicos tradicionais.

Para aqueles que desejam iniciar acupuntura como uma terapia aliada a um tratamento, é necessário buscar profissionais qualificados para a realização da técnica. Uma pessoa pouco qualificada pode, inclusive, ser a causadora de maiores dores, por exemplo.

Existem diferentes tipos de acupuntura?

Dentro do princípio da acupuntura, existem diferentes segmentos que agem em benefício do paciente e que podem ser aplicados de formas distintas. Conheça os principais tipos de acupuntura e suas indicações.

Acupuntura tradicional

A acupuntura tradicional é a forma mais comum de realização da técnica. E como exibido largamente nos filmes, essa técnica consiste em posicionar, de forma cuidadosa, pequenas agulhas em pontos específicos.

As agulhas não atingem de forma profunda as camadas da pele e busca promover o relaxamento de diferentes regiões do corpo. Elas podem ser deixadas na pessoa por uma média de 10 a 30 minutos, a depender da indicação do profissional.

Acupuntura auricular

Na modalidade auricular, as aplicações acontecem especificamente na região auricular, ou seja, nas orelhas. Dessa forma, a auriculoterapia, como também é conhecida, utiliza sementes de mostarda para atingir pequenos pontos na região.

Além dessas sementes, é possível realizar a utilização de esferas magnéticas. Inclusive, esses objetos de pressão podem ser deixados por dias na pele do paciente, promovendo o relaxamento de regiões importantes.

Escalpo acupuntura

A acupuntura da cabeça ou escalpo acupuntura, faz parte de um conjunto de técnicas de aplicação de agulhas. Nesse caso, a área específica é a região da cabeça. A aplicação das agulhas varia de paciente para paciente.

Ela está alinhada com as características da cabeça da pessoa e o funcionamento do cérebro. Com isso, é necessário entender que essa forma de acupuntura não está ligada diretamente aos pontos mais tradicionais na acupuntura.

Ventosaterapia

Para os que não conhecem, a ventosaterapia não utiliza agulhas e nem pequenos pontos de pressão mas ainda faz parte da família da acupuntura. Essa é uma forma de aplicação de ventosas que realizam a sucção da pele por meio de pequenos potes.

Essa pressão pode ser realizada de duas formas: sucção e calor. Assim como as outras, esta tem o intuito de relaxar a região, tratando dores e desconfortos diversos.

Qualquer um pode fazer tratamento com acupuntura?

Fazer acupuntura não representa risco para a saúde, desde que feita com um profissional qualificado, e não funciona apenas para pessoas que têm uma doença específica. Qualquer pessoa pode manter uma rotina de acupuntura.

Inclusive, a técnica pode ser aplicada em mulheres grávidas, para combater a náusea, e em crianças. Entretanto, não são todos que se adaptam a essas aplicações. Ainda é possível que a aplicação promova uma irritação na dor do paciente, causando um incômodo maior.

Por conta disso, é importante sempre ter a ajuda de um profissional da área, principalmente da saúde. Ele irá indicar a forma mais benéfica para o seu tratamento.

Ao longo deste artigo você constatou que a acupuntura é um tratamento milenar, utilizado para tratar doenças graves como dor crônica, dentre outros. Ainda foi possível exibir as mais diferentes formas de acupuntura e suas vantagens para o corpo.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais