Saúde & Bem Estar

Abordagem Funcional chega à Cirurgia Plástica no Brasil

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Criada no Brasil, abordagem vem atraindo cirurgiões nacionais e internacionais, em busca de recuperação mais rápida dos pacientes; dia 11 de novembro acontece evento sobre tema

O brasileiro tomou gosto pela cirurgia plástica e em 2023 deve chegar ao seu final com cerca de 2 milhões de intervenções realizadas com foco estético em apenas um ano,  conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E em meio a esse cenário os homens vêm ganhando espaço: há cinco anos, o percentual de homens em busca de procedimentos cirúrgicos era de apenas 5%. Hoje já são cerca de 30%. No entanto, seja homem ou mulher, ambos têm no topo do seu ranking de desejo a lipoaspiração. Depois vêm aumento de mama, pálpebra, abdominoplastia e rinoplastia. 

 

E é nesse âmbito da lipoaspiração que novos estudos e abordagens vêm promovendo uma evolução rápida no trato do paciente, afinal, “a estética precisa vir acompanhada de uma atenção ampla para com a saúde do paciente junto a um tempo de recuperação enxuto uma vez que a vida corrida exige uma volta rápida às atividades cotidianas”, explica a cirurgiã plástica Cintia Rios, que há 30 anos se dedica a promover bem-estar e autoconfiança a suas pacientes e há dois anos criou o conceito de Cirurgia Plástica Funcional, no Brasil. 

Em linhas gerais, a nova abordagem prevê um preparo do paciente antes da intervenção cirúrgica, que consiste em uma análise ampla do seu quadro clínico, que vai observar imunidade,  alimentação, inflamações, rotina de vida, entre outros aspectos que impactam diretamente na recuperação. “Não basta o paciente querer uma cirurgia plástica, é preciso que sua saúde esteja pronta para essa intervenção cirúrgica”, ressalta a cirurgiã, que já operou mais de 200 pacientes com base na abordagem que desenvolveu e vem colhendo relatos que estimulam ainda mais brasileiros.

O sucesso da Cirurgia Plástica Funcional tem sido tanto entre pacientes e cirurgiões plásticos que apenas no último ano mais de 120 cirurgiões brasileiros e estrangeiros já se especializaram na abordagem e hoje a metodologia já está presente em mais de 80 municípios brasileiros. E a expectativa é que esse número cresça exponencialmente ao longo dos próximos anos. Isso porque dia 11 de novembro vai acontecer na cidade de São Paulo o 1º Summit de Cirurgia Plástica Funcional no Brasil, com mais de 150 cirurgiões inscritos, debatendo o tema.

Veja também: Cirurgia de Redução das Mamas (Gigantomastia): Qual a indicação?

Cintia Rios, que vem sendo requisitada para participar de congressos nacionais e internacionais para tratar do tema é objetiva ao explicar os benefícios dessa abordagem. “O paciente precisa estar equilibrado em sua saúde. Isso vai promover uma redução considerável de edemas, inchaço, cicatrização. Com uma recuperação mais ágil, a volta á rotina tende a ser antecipada. Além disso, essa jornada entre médico e paciente possibilita que o médico atue diretamente em uma mudança de hábitos do paciente. Ou seja, os benefícios são muitos”, destaca.

De acordo com dados recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética  (ISAPS), Brasil e Estados Unidos ficam na disputa pelo primeiro lugar no ranking das cirurgias plásticas. Estima-se que no Brasil, a lipoaspiração responde por cerca de 15% de todos os procedimentos de cirurgia plástica estética. Sendo seguida por implante de prótese de silicone e abdominoplastia. No mundo, a lipoaspiração é alvo de cerca de 1,5 milhão de pessoas. O Brasil ainda tem uma peculiaridade: cirurgias de rosto atraem bastante os pacientes muito por conta da época de lockdown com muitas lives e vídeo calls.

Summit Cirurgia Plástica Funcional

O 1º Summit Cirurgia Plástica Funcional, que acontecerá no próximo dia 11 de novembro, vai reunir personalidades nacionais e internacionais do setor, como: Cintia Rios, a criadora da abordagem Funcional na Cirurgia Plástica; o médico funcional integrativo, Victor Sorrentino; os cirurgiões plásticos Gustavo Aquino, Heloise Manfrim,  Alexandre Peruzzo, Raidel Ribeiro, Orozimbo, Maurício Viaro, Antônio Marcos, Luan Barros, Ícaro Samuel; além da nutricionista Angelica Melo; das gestoras de clínicas Daniele Bueno e Mariana Bark; e do chef de cozinha funcional Renato Caleffi. Para mais informações pelo https://cirurgiaplasticafuncional.com.br/summit2023

Foto de Dra. Cintia Rios

Dra. Cintia Rios | Foto Divulgação

Serviço
1º Summit Cirurgia Plástica Funcional
Dia 11 de novembro de 2023
Vila Glam Irae | Praça Nossa Senhora Aparecida, 195, Moema, São Paulo

Leia esta e outras notícias no nosso canal no: WhatsApp

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais

O que fazer ao encontrar dificuldades no acesso a tratamentos de saúde? Entenda!

A advogada Renata Frias, especialista em Direito da Saúde explica sobre a situação que atinge muitos brasileiros

Leia mais

Estrabismo: entenda a condição e a importância do diagnóstico ainda na infância

Comportamentos específicos podem denunciar que há́ desalinhamento entre os olhos nos primeiros anos de vida. A boa notícia é que há́ possibilidade de cura até́ os 8 anos de idade

Leia mais