Viagens de avião ou de carro em serra, podem causar incomodos e dor de ouvido que vão até a dores ou pressão na cabeça, nos dentes e até na face. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica que essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso ou pela altura em que o carro se encontra. “Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, isso pode aumentar”, avisa.
Por isso, ele deixar cinco dicas valiosas para evitar o problema que pode atrapalhar as férias.
- Manobra de Valsalva é um método que aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos e consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz, tomando o cuidado de controlar a força do ar para não piorar ainda mais a dor.
- Mastigar chicletes ou alimentos, de preferência duros, como maçã ou cenoura, podem ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor já que este movimento força os músculos do rosto a se movimentarem e a deglutição ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.
- Provocar bocejo ajuda no movimento da face que ativa os ossos e músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão.
- Fazer uma compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos ajuda a aliviar muito a dor causada pela pressão.
- O uso de spray nasal desde que devidamente indicado pelo otorrinolaringologista ajuda na passagem do ar para o ouvido, assim, a pressão se reequilibra mais facilmente.
Veja também: Como fazer lavagem nasal e evitar doenças comuns do inverno
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro