Saúde da Criança

Férias com tempo de tela saudável

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Como garantir o uso de tablets e celulares de maneira segura, especialista explica

Mais de dois meses de férias escolares e fica difícil achar como entreter as crianças neste tempo todo. Naturalmente a opção que acaba restando aos pais e cuidadores é oferecer para as crianças mais tempo em frente às telas. Mas, afinal, como deixar os pequenos se divertirem deste modo sem que isso cause prejuízos ao cérebro, olhos e ao sistema nervoso devido a tamanha exposição?

Segundo o Manual de Orientação sobre Saúde na Era Digital, existe sim um prejuízo, principalmente no atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, que aparece mais frequente em bebês que ficam passivamente expostos às telas por períodos prolongados. Por isso, para garantir um tempo de tela seguro é essencial, é preciso escolher cuidadosamente o conteúdo ao qual as crianças têm acesso.

Bruna Dias, especialista em Computação Aplicada à Educação do grupo inglês Sandbox Group, marca detentora de mais de 18 produtos de educativos, de entretenimento e aprendizagem afirma que a melhor maneira de garantir a segurança das crianças no tempo de tela é se certificar que o conteúdo com o qual elas estão interagindo é apropriado para a faixa etária dela. “Ou seja, é importante que todo o acesso que a criança tenha seja educativo ou realmente interativo e que estimule o cérebro.

Assim, as crianças podem aprofundar suas dúvidas, questionamentos e ter criatividade estimulada. Deste modo, as férias podem ser transformadas em um período de aprendizado divertido e com um tempo de tela seguro”, afirma.

Férias com tempo de tela saudável

©stockstudioX de Getty Images Signature via Canva.com

Veja também: Playkids+: Novo aplicativo infantil é lançado hoje no Brasil

A especialista explica que a exposição desnecessária às telas é uma preocupação do aplicativo PlayKids+ que busca cuidadosamente oferecer uma variedade de recursos, incluindo jogos educativos e vídeos que incentivam a criatividade, a curiosidade e o aprendizado. Além disso, a equipe por trás do PlayKids+ investe na curadoria e criação de conteúdo, garantindo que tudo seja apropriado para a idade e seguro para as crianças. “É uma maneira segura e confiável de deixar as crianças nas telas se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo”, finaliza.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais