Saúde da Criança

10 dicas para identificar sinais de autismo na adolescência

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

O psiquiatra Caio Abujadi compartilha 10 dicas para identificar sinais de autismo na adolescência, confira!

O psiquiatra Caio Abujadi, especialista em transtorno do espectro do autismo (TEA), TDAH e psiquiatria da adolescência e infância, compartilha 10 dicas essenciais para identificar sinais de autismo na adolescência. Reconhecer esses sinais pode ser crucial para que adolescentes autistas recebam o suporte necessário e entendam melhor suas próprias experiências.

Caio Abujadi é sócio-fundador e atual presidente da Associação Caminho Azul. Ele possui vasta experiência no tratamento de transtornos do desenvolvimento, com ênfase no autismo e no transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

10 Dicas para Identificar Sinais de Autismo na Adolescência por Caio Abujadi:

1.⁠ ⁠Dificuldades de comunicação social: Observe se o adolescente tem dificuldades em iniciar e manter conversas, interpretar linguagem corporal ou expressões faciais, inadequação do comportamento, problemas para se manter congruente ao que está ocorrendo (pensar no mesmo contexto).

2.⁠ ⁠Interesses restritos e intensos: Fique atento a interesses profundos e focados em áreas específicas, que muitas vezes dominam o tempo e a atenção do adolescente. Troca de assunto sempre para um campo do seu interesse.

10 dicas para identificar sinais de autismo na adolescência

©pixelshot via Canva.com

3.⁠ ⁠Dificuldade em fazer e manter amizades: Note se o adolescente tem dificuldades em criar e manter relacionamentos sociais, preferindo atividades solitárias. Quando faz amizades, faz poucas e fica muito apegado aos amigos.

4.⁠ ⁠Comportamentos repetitivos: Identifique comportamentos repetitivos, como movimentos estereotipados, organização excessiva de objetos ou insistência em rotinas específicas. Faz atividades da mesma forma e com pouca flexibilidade.

Veja também: Autismo: níveis, diagnósticos e tratamentos

5.⁠ ⁠Sensibilidade sensorial: Perceba reações intensas a estímulos sensoriais, como aversão a certos sons, luzes, texturas ou cheiros. Pode ter habilidades perceptivas também – habilidades com sons, cheiros, olfato.

6.⁠ ⁠Problemas de empatia: Observe se o adolescente tem dificuldades em compreender e responder às emoções dos outros, o que pode afetar suas interações sociais. Pode fazer empatia exagerada e ter excesso de estímulos perceptivos sociais que incomodam e geram muita ansiedade social.

7.⁠ ⁠Resistência a mudanças: Verifique se o adolescente apresenta resistência a mudanças na rotina ou no ambiente, demonstrando ansiedade ou irritação com alterações inesperadas.

8.⁠ ⁠Dificuldade na compreensão de normas sociais: Note se o adolescente tem dificuldades em entender regras sociais implícitas, como comportamento adequado em diferentes contextos. Abstrações de contextos mais complexos podem ser também mal interpretados.

9.⁠ ⁠Problemas com habilidades motoras: Identifique dificuldades em habilidades motoras finas e grossas, como escrever, praticar esportes ou coordenação motora geral.

10.⁠ ⁠Compulsões por recompensas baseadas em seus interesses: Precisa ter aquilo que gosta de forma compulsiva para sentir alívio e tranquilidade.

Veja também: Retratos do Autismo no Brasil em 2023

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais