Podcasts

Suplementos alimentares populares e seus benefícios

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Saiba as principais informações sobre os suplementos alimentares populares, incluindo seus benefícios.

Seja para repor vitaminas ou atingir objetivos estéticos, os suplementos alimentares são bastante utilizados como uma forma de suprir alguma necessidade do organismo. Para quem pratica exercícios físicos, é comum recorrer aos suplementos para auxiliar no ganho de massa, por exemplo, já que existem casos em que se torna mais difícil alcançar o resultado apenas com a alimentação.

Nos últimos anos, os suplementos alimentares acabaram se popularizando e atraindo muitas pessoas pelos benefícios oferecidos. A creatina é um destes que passou a fazer parte da rotina para as pessoas com constância e regularidade nos treinos físicos. Mas além dela, existem muitos outros tipos de suplementos alimentares, utilizados para diferentes necessidades.

Diante de tanta variedade, e às vezes uso incorreto, torna-se importante conhecer mais sobre os suplementos e as funções deles no organismo.

O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares fornecem nutrientes adicionais — como vitaminas, minerais e aminoácidos — para complementar a rotina alimentar de uma pessoa.

Ou seja, eles suplementam a ingestão de nutrientes adquiridos a partir da ingestão de alimentos quando a dieta ou algum outro problema de saúde impossibilita a pessoa de absorver a quantidade necessária de nutrientes apenas pela alimentação.

Os suplementos alimentares podem ser encontrados em várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pós, líquidos e barras. Eles são amplamente disponíveis no mercado e podem ser adquiridos sem a necessidade de prescrição médica geralmente.

 

Quando os suplementos alimentares são indicados?

Os suplementos alimentares são indicados para suplementar a alimentação de pessoas com restrições alimentares ou deficiências nutricionais.

Por isso podem ser utilizados para repor nutrientes que o organismo precisa em menor quantidade — como cálcio e ferro — ou os macronutrientes, aqueles que precisamos em maior quantidade — como proteína, carboidratos, etc.

Além disso, os suplementos alimentares também são utilizados por atletas ou pessoas praticantes de atividades físicas regulares e intensas para melhorar o rendimento, a recuperação muscular e a saúde em geral.

Em resumo, os suplementos alimentares são indicados para:

  • Atletas e praticantes de atividade física intensa;
  • Indivíduos com necessidades dietéticas restritas devido a alergias alimentares, intolerância ou condições médicas que afetam a absorção de nutrientes;
  • Pessoas com deficiências nutricionais;
  • Suplementação de vitamina D e cálcio em idosos acima de 65 anos para reduzir o risco de fraturas;
  • Pessoas que ingerem menos calorias que o necessário;
  • Pessoas com deficiência de vitaminas D, C ou B12;
  • Pessoas com necessidades nutricionais aumentadas devido a fatores como gravidez, lactação, infância, adolescência ou envelhecimento.

 

Quais os benefícios dos suplementos alimentares?

Existem diferentes tipos de suplementos alimentares, portanto são também diversos os benefícios deles.

No caso dos suplementos vitamínicos, por exemplo — os responsáveis por repor vitaminas em deficiência no organismo — os principais benefícios são ligados ao fortalecimento da imunidade e absorção de nutrientes.

De uma forma geral dentro do grupo de suplementos alimentares — vitamínicos, termogênicos, hiperproteicos e aminoácidos — pode-se destacar os benefícios:

 

Melhora na saúde óssea

Suplementos como cálcio, vitamina D e vitamina K podem contribuir para a saúde óssea, ajudando na formação e manutenção dos ossos.

Eles podem ser particularmente benéficos para pessoas com maior risco de osteoporose ou deficiências nutricionais específicas. No caso de idosos, por exemplo, é um benefício com grande impacto.

 

Aumenta o rendimento

A suplementação alimentar também aumenta o rendimento de atletas e praticantes de exercícios físicos no geral, aumentando a força, a resistência, a capacidade de recuperação e a eficiência do exercício. Entre os suplementos mais comuns para esse objetivo temos a creatina, cafeína e beta-alanina.

Já suplementos como proteína em pó e glutamina, auxiliam na recuperação muscular após exercícios intensos, reduzindo a dor muscular e promovendo a síntese de proteínas musculares.

 

Fortalecimento imunológico

Ao repor nutrientes e melhorar o rendimento do organismo, os suplementos alimentares —  incluindo vitamina C, vitamina D, zinco e probióticos — contribuem para a função imunológica, fortalecendo as defesas do corpo contra infecções e doenças.

 

Melhora na saúde mental

Suplementos como ômega-3, vitaminas do complexo B e magnésio, podem desempenhar um papel na saúde mental, auxiliando na redução do estresse, ansiedade e depressão, e promovendo a saúde cerebral em geral.

 

Redução de problemas cardiovasculares

Existem também suplementos alimentares responsáveis por diminuir os níveis de triglicerídeos, melhorando a função arterial e reduzindo o risco de doenças cardíacas. É o caso de suplementos como ômega-3 e coenzima Q10.

 

Quais os tipos de suplementos alimentares populares?

No mercado temos muitos suplementos alimentares populares, alguns até mais conhecidos que os outros. Cada um deles servem para objetivos específicos, entre eles:

  • Creatina: ajuda a aumentar a força e o desempenho físico, além de promover a recuperação muscular;
  • Whey protein: fonte rápida de construção muscular e atua no processo de recuperação pós-treino;
  • Vitamina D: importante para a saúde muscular, óssea e do corpo em geral;
  • Ômega-3: reduz os níveis de triglicerídeos, melhora a saúde do coração, atua no humor e na função cerebral;
  • Glutamina: recupera os músculos, reduz a dor muscular pós-exercício e fortalece o sistema imunológico;
  • Probióticos: promove a saúde digestiva e melhora a imunidade.

 

Estes são alguns dos suplementos alimentares mais populares e as principais funções deles no organismo. Lembrando que a utilização dos suplementos devem ser feitos com a devida orientação profissional, seja de médicos, farmacêuticos ou nutricionistas.

Como cada pessoa tem suas próprias necessidades, objetivos e organismos diferentes, este consumo deve ser orientado para melhores resultados e também para evitar exceder o volume de nutrientes necessário.

E, claro, é fundamental lembrar que os suplementos não substituem uma alimentação equilibrada e saudável, mas podem complementá-la quando necessário.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais