Ortopedia

Tendinite de DeQuervain: entenda mais sobre a inflamação no pulso que tem nome, sobrenome e tratamento

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Uma inflamação que pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, a tendinite é um mal que pode acometer a todos, independentemente de idade ou gênero.

Uma dessas possibilidades é a Tendinite de DeQuervain, que leva o sobrenome do cirurgião suíço Fritz DeQuervain, que descreveu a doença no final do século XIX. “Essa é a inflamação do primeiro compartimento extensor do punho. O punho possui seis compartimentos exteriores dorsalmente, por onde irão passar os tendões na transição do antebraço para o punho e mão. No primeiro, estão os tendões abdutor longo e extensor curto do polegar, que vão atuar na mobilidade desse dedo”, explica o Dr. José Renato Depari Estelles, ortopedista especialista em Mão e Punho, da Clínica SO.U.

A inflamação pode ser ocasionada por movimentos repetitivos do punho e mão em atividades rotineiras, como jardinagem, golfe, levantar um peso do chão e segurar um bebê no colo. “Atividades que exigem posições que provocam mais irritação neste tendão, como abdução do polegar (polegar aberto) associadas ao desvio ulnar do punho, são causas para a Tendinite de DeQuervain. A inflamação pode ocorrer também sempre que os tendões tiverem alguma dificuldade de correr dentro deste túnel (compartimento), como em angulações muito agudas, conteúdo aberrante (variações anatômicas dos tendões, que são muito frequentes), por ser estreito, etc”, conta o médico.

Ao sentir sintomas como, dor ou perda de mobilidade do polegar, a pessoa deve buscar um especialista. O diagnóstico será realizado, primariamente clínico, com exame físico. Existem também testes específicos para a patologia, que geralmente são positivos, como as manobras de Eichoff, Filkenstein e WHAT. Exames de imagem também podem auxiliar, como ultrassonografia e ressonância magnética.

As formas de tratamento variam dependendo da gravidade e do tempo de evolução. Em geral, sempre começa com medidas conservadoras, como uso de órteses (imobilizadores) específicos, medicações e terapia ocupacional. “Podemos também associar infiltração local com corticoide. Em alguns casos, será necessário tratamento cirúrgico, com liberação do primeiro túnel extensor para que os tendões possam deslizar melhor”, pontua o médico.

E, será que é possível prevenir o aparecimento da Tendinite de DeQuervain? O Dr. José Renato responde: “A melhor forma de prevenção é principalmente manter o punho e a mão em posições de melhor ergonomia, evitando posições viciosas por longos períodos ou por repetidas vezes.”

*Dr. José Renato Depari Estelles
CRM: 146317

Dr. José Renato Depari Estelles é ortopedista, especialista em Mão e Punho. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Concluiu residência em Ortopedia e Traumatologia e Residência em Cirurgia da Mão e Microcirurgia no Departamento de Ortopedia e Traumatologia “Pavilhão Fernandinho Simonsen” da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É chefe de Plantão do Pronto socorro de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo. É Assistente do grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia e Preceptor dos Residentes do Departamento de Ortopedia e Traumatologia “Pavilhão Fernandinho Simonsen” da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.​

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais