OrtopediaPé e Tornozelo

Pé chato

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

De acordo com pesquisas, aproximadamente 25% da humanidade tem pé chato, problema no qual o arco plantar, apresenta-se reto, sem sua curvatura característica, fazendo com que o pé toque a superfície por inteiro

O problema de pé chato surge ainda na infância. O arco do pé, por fatores genéticos, não se desenvolve normalmente. Com o crescimento, o formato do pé vai mudando, e muitas vezes o pé chato some por si só. Mas, pode persistir até a idade adulta. O que não chega a ser problema, porque geralmente o pé plano é inofensivo, não causa maiores prejuízos.

pé chato

Recomendação

Hoje, independentemente da idade a recomendação básica para pés chatos é atenção aos calçados. Quem tem pés planos tende a ter também pisada pronada, que sobrecarrega a parte interna dos pés, fazendo com que esse lado do calçado desgaste mais rápido que o outro.

Se a recomendação já faz sentido no dia a dia de quem tem pés chatos, faz mais sentido ainda para os praticantes de corridas ou caminhadas. A boa notícia é que, com tantas marcas e estilos de tênis disponíveis no mercado, há vários modelos com tecnologias eficientes, que garantem suporte, estabilidade e amortecimento para as práticas esportivas.

No geral, quem possui o pé chato costuma apresentar menos sintomas com calçados com solado mais rígido no sentido de flexibilidade, e não de acolchoamento e com contraforte resistente.

Localizados na extremidade inferior do nosso corpo, nem sempre damos aos pés a merecida atenção. Responsáveis por nossa sustentação, eles carregam todo nosso peso, cansaço e estresse do dia a dia. Por isso, incluir na rotina um tempo de cuidado a esses membros é importante para evitar lesões e mantê-los saudáveis.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais