Ortopedia

Osteoartrite: adiando a cirurgia

Escrito por:Dr. Pedro Baches Jorge | 3 minutos de leitura

Combinação de tratamentos simples que incluem a mudança de estilo de vida contribuem para adiar a cirurgia

A Osteoartrite (OA) nos joelhos é causada pelo desgaste das articulações ao longo do tempo. Se por um lado ainda não há cura definitiva, existem opções de tratamento a fim de aliviar os sintomas, adiando a cirurgia.

Mudanças de estilo de vida podem realmente funcionar. Uma combinação que envolve perda de peso, dieta saudável, exercícios e terapia ocupacional pode realmente auxiliar nesse sentido.

Osteoartrite: adiando a cirurgia

Perda de peso:

Atingir um peso ideal é fundamental no gerenciamento da OA, já que os casos de excesso de peso impactam nas articulações. Como exemplo, um quilo (1 Kg) de peso corporal pode resultar em três a seis quilos (3kg a 6 Kg) de pressão sobre os joelhos.

Alimentação saudável:

Pesquisas científicas publicadas na Arthritis and Rheumatology atestam que dietas ricas em vitamina D, presente em vários alimentos (sardinha, atum, ovos, queijo, entre outros) auxiliam a saúde das articulações, melhorando os sintomas das inflamações.

Exercícios físicos:

Exercitar-se regularmente melhora a dor e a rigidez e até impede a progressão dos danos nas articulações ao promover uma melhora na força muscular ao redor dos joelhos além, claro, de também impactar na perda de peso. Isso pode incluir exercícios de fortalecimento para os músculos e exercícios de alongamento e amplitude de movimento para rigidez. A atividade aeróbica é recomendada para quem precisa perder peso.

Terapias ocupacionais:

Minimizam os sintomas já existentes da OA e retardam o aparecimento de novos sintomas, reduzindo eventuais incapacidades e aumentando a funcionalidade do paciente nas atividades diárias.

Sobre o autor

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) Clínica SO.U – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais