Ortopedia

Lesão no Quadril

Escrito por:Dr. Daniel Daniachi | 4 minutos de leitura

Quem pratica algum esporte e se queixa com frequência de dor, travamento no quadril acompanhado ou não de uma fisgada deve ficar atento.

Atividade física pode travar o quadril?
Quem pratica algum esporte e se queixa com frequência de dor, travamento no quadril acompanhado ou não de uma fisgada deve ficar atento. Tais sintomas podem indicar uma lesão no quadril denominada de Impacto Femoroacetabular (IFA). Ocorre devido aos movimentos de flexão e rotação do quadril resultantes da atividade física, associados a deformidades ósseas pré-existentes. Por isso, praticantes de artes marciais, futebol e outros esportes de contato são os mais suscetíveis.

Essa síndrome é uma condição em que os ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (colo femoral) apresentam uma alteração no seu formato, resultante de um encaixe imperfeito dos ossos que danificam a articulação.

Diagnóstico e tratamento
É importante consultar um médico ortopedista para que sejam feitos exames de imagem (raio- X, tomografia computadorizada e ressonância magnética), para identificar a síndrome.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. No primeiro caso, a fisioterapia pode ser indicada. Exercícios para correção biomecânica, fortalecimento muscular, equilíbrio e propriocepção podem ser associados à tecnologia de eletrotermofototerapia para diminuir a dor e a inflamação.

Os pacientes que se submeteram a uma cirurgia também devem passar por um tratamento de fisioterapia, durante três ou quatro meses, para que o quadril possa se recuperar.

Dr. Daniel Daniachi
Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2004). Possui Pós-Graduação e Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (2013).Atua na área de cirurgia de quadril desde então, atende na Clínica Ortopédica Daniachi.

Médico integrante do Hospital Sírio Libanês e da equipe de retaguarda ortopédica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Dr. Daniel Daniachi
Rua Rosa e Silva, 154, Higienópolis
Tel.: 3667.8852
www.danieldaniachi.com.br | www.ortopediadaniachi.com.br

Sobre o autor

Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2004). Possui Pós-Graduação e Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (2013).Atua na área de cirurgia de quadril desde então, atende na Clínica Ortopédica Daniachi. Médico integrante do Hospital Sírio Libanês e da equipe de retaguarda ortopédica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Dr. Daniel Daniachi Rua Rosa e Silva, 154, Higienópolis Tel.: 3667.8852 www.danieldaniachi.com.br www.ortopediadaniachi.com.br

Veja também

Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida

Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética

Leia mais

Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres

Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos

Leia mais

22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro

4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro

Leia mais