Ortopedia

Lesão no Quadril

Escrito por:Dr. Daniel Daniachi | 4 minutos de leitura

Quem pratica algum esporte e se queixa com frequência de dor, travamento no quadril acompanhado ou não de uma fisgada deve ficar atento.

Atividade física pode travar o quadril?
Quem pratica algum esporte e se queixa com frequência de dor, travamento no quadril acompanhado ou não de uma fisgada deve ficar atento. Tais sintomas podem indicar uma lesão no quadril denominada de Impacto Femoroacetabular (IFA). Ocorre devido aos movimentos de flexão e rotação do quadril resultantes da atividade física, associados a deformidades ósseas pré-existentes. Por isso, praticantes de artes marciais, futebol e outros esportes de contato são os mais suscetíveis.

Essa síndrome é uma condição em que os ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (colo femoral) apresentam uma alteração no seu formato, resultante de um encaixe imperfeito dos ossos que danificam a articulação.

Diagnóstico e tratamento
É importante consultar um médico ortopedista para que sejam feitos exames de imagem (raio- X, tomografia computadorizada e ressonância magnética), para identificar a síndrome.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. No primeiro caso, a fisioterapia pode ser indicada. Exercícios para correção biomecânica, fortalecimento muscular, equilíbrio e propriocepção podem ser associados à tecnologia de eletrotermofototerapia para diminuir a dor e a inflamação.

Os pacientes que se submeteram a uma cirurgia também devem passar por um tratamento de fisioterapia, durante três ou quatro meses, para que o quadril possa se recuperar.

Dr. Daniel Daniachi
Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2004). Possui Pós-Graduação e Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (2013).Atua na área de cirurgia de quadril desde então, atende na Clínica Ortopédica Daniachi.

Médico integrante do Hospital Sírio Libanês e da equipe de retaguarda ortopédica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Dr. Daniel Daniachi
Rua Rosa e Silva, 154, Higienópolis
Tel.: 3667.8852
www.danieldaniachi.com.br | www.ortopediadaniachi.com.br

Sobre o autor

Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2004). Possui Pós-Graduação e Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (2013).Atua na área de cirurgia de quadril desde então, atende na Clínica Ortopédica Daniachi. Médico integrante do Hospital Sírio Libanês e da equipe de retaguarda ortopédica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Dr. Daniel Daniachi Rua Rosa e Silva, 154, Higienópolis Tel.: 3667.8852 www.danieldaniachi.com.br www.ortopediadaniachi.com.br

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais