Coluna

19 dicas para evitar a hérnia de disco

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Thais Araújo é internada com problema na coluna. Médico explica como evitar!

A atriz Thaís Araújo foi internada com fortes dores na coluna. A hérnia de disco é uma doença que afeta cerca de 40% da população  que acomete mais mulheres e homens a partir dos 40 ou 50 anos da idade.

Estima-se que 15% da população mundial já teve algum episódio de desconforto com o nervo ciático. Sendo mais comum entre as mulheres do que entre os homens, geralmente é um incômodo persistente, mas com intensidade variada, que pode ser acompanhada de dormência, formigamentos, sensação de agulhadas e fraqueza muscular.

 

Dr. Haroldo Chagas, Neurocirurgião (Membro SBN e SBC), Chefe da Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa – RJ, listou cuidados básicos que podem evitar o problema:

1. Mantenha uma boa postura ao sentar e ao levantar, evitando sobrecarregar a coluna.

2. Faça exercícios regulares para fortalecer os músculos das costas e do abdômen.

3. Evite levantar objetos pesados de maneira inadequada; dobre os joelhos e use os músculos das pernas.

4. Ao ficar muito tempo sentado, faça pausas para se levantar, alongar e movimentar-se.

5. Escolha um colchão e travesseiro adequados para apoiar a coluna durante o sono.

19 dicas para evitar a hérnia de disco

©gerenme de Getty Images Signature via Canva.com

6. Pratique técnicas de levantamento e carregamento corretas.

7. Evite permanecer na mesma posição por longos períodos; mude de posição regularmente.

8. Esteja atento ao ergonomia do seu ambiente de trabalho para reduzir o estresse na coluna.

9. Não fume, pois o tabagismo pode prejudicar a circulação sanguínea na coluna.

10. Consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas sobre prevenção de hérnia de disco.

11.Pratique atividades de fortalecimento do core, como pilates, para promover estabilidade na região abdominal e lombar.

12. Invista em técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, para aliviar o estresse e reduzir a tensão muscular.

13. Monitore seu peso e mantenha uma dieta equilibrada para evitar excesso de carga na coluna.

14. Adote hábitos ergonômicos não apenas no trabalho, mas também em atividades diárias, como levantar-se da cama e carregar mochilas.

15.Mantenha-se hidratado, pois a desidratação pode comprometer os discos intervertebrais.

16.Evite movimentos bruscos e repetitivos que possam sobrecarregar a coluna.

17.Faça intervalos durante longos períodos de direção para esticar e movimentar-se.

18.Durma em uma posição que mantenha a curvatura natural da coluna e utilize travesseiros de suporte.

19. Considere a prática de terapias complementares, como acupuntura, para aliviar a dor e melhorar a circulação.

Veja também: Plantão #22 – Hérnia de Disco e Neurocirurgia

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais