Oncologia

Calvície e o câncer de próstata: estudo americano alerta sobre a relação

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Tricologista Viviane Coutinho explica até que ponto a queda capilar é considerada normal. No Novembro Azul, acontece a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do combate à doença

Você sabia que a calvície também pode ser um um efeito do câncer de próstata?

Um estudo da revista Journal of Clinical Oncology revelou que há relação entre a calvície masculina e o risco de câncer de próstata agressivo. De acordo com a pesquisa americana, a queda de cabelo pode estar atrelada à doença e, entre os homens que participaram, cerca de 40% dos que perderam cabelo na parte da frente da cabeça tinham mais chances de desenvolver o tumor. Entretanto, 50% da população masculina sofre de calvície, então, quando isso deixa de ser considerado normal?

“A queda de cabelo acontece, mas esse é um processo que precisa de cuidados, principalmente quando é observado que a quantidade de fios que caem por dia ultrapassam os 100 a 150. Ou seja: quando a queda é maior do que o normal. Neste momento, é hora de procurar um especialista”, diz a tricologista Viviane Coutinho, membro docente da ABT (Academia Brasileira de Tricologia).

Responsável pelo Instituto VIC, ela explica que, além da queda, outro ponto também é um alarmante para a situação: “Mesmo que não seja observado nenhum aumento da queda capilar, se perceber que há espaços no couro cabeludo, procure um especialista para avaliar o caso”, alerta.

Calvície e o câncer de próstata estudo americano alerta sobre a relação

©WIRUL KENGTHANKAN via Canva.com

O câncer de próstata está em segundo lugar na lista dos tipos mais comuns nos homens e seu diagnóstico deve ser feito o quanto antes. Sendo assim, é importante estar atento à queda dos cabelos, mas entender que até determinada quantidade é normal.

O décimo primeiro mês do ano é voltado para a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, do rastreamento e do combate ao câncer de próstata, O “Novembro Azul”, como é chamado, tem como símbolo um laço azul, bastante semelhante ao símbolo do “Outubro Rosa”.

Você pode se interessar por: Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais