Esporte e Atividades Físicas

Nadar é malhar por inteiro

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Em nove tópicos, a definição de que a natação é aliada sem igual para a manutenção da saúde

Historicamente, a natação é tida como o exercício perfeito. Porque, além de ser um dos esportes sem contraindicações para todas as fases da vida, é uma prática da qual se obtém os melhores benefícios aeróbicos.

Só que a natação pode oferecer muito mais em prol da saúde e da boa forma, como mostra a relação abaixo. E, é bom não esquecer, não há limite de idade para praticar esta atividade física.

1 – Músculos bem definidos:

Nadar habilita o ganho de músculos no corpo todo. Isso porque o esporte requer a movimentação de muitos grupos musculares no intuito de vencer a resistência da água: enquanto as pernas chutam, os braços puxam, e costas e tórax são igualmente exigidas. Nadar é malhar por inteiro.

2 – Ganho de massa óssea:

Pesquisa do Journal of Applied Physiology, publicação da American Physiological Society (APS), mostrou que ocorre maior ganho de massa muscular na natação do que em outras atividades, como correr ou caminhar.

Nadar é malhar por inteiro

3 – Flexibilidade:

À medida que os anos passam, o corpo humano tende a perder flexibilidade. A natação exige alongamentos, giros e puxões constantes na água; tornozelos e pés viram nadadeiras, e os músculos do corpo alongam-se. Esse conjunto de movimentos opera maravilhas em relação à flexibilidade dos praticantes.

4 – Coração saudável:

É fato: por conta de seu poder aeróbico, e os bons efeitos deste no músculo do coração, nadar reduz o risco de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e outras cardiopatias.

5 – Queima de calorias:

A natação tem o poder de queimar muitas calorias. Outros esportes também o têm. A diferença é que, dependendo do estilo de nado e do ritmo do praticante, perdem-se mais calorias nadando do que, por exemplo, correndo ou caminhando. Só no estilo borboleta, o nado mais exigente, uma atividade de cinco a dez minutos queima um mínimo de 150 calorias.

6 – Sistema respiratório funciona melhor:

Quem nada respira ar úmido enquanto pratica o esporte, e isso é bom: a natação promove melhoras significativas no funcionamento do aparelho respiratório. Tanto que, já foi constatado, nadar produz melhora de qualidade de vida em praticantes que sejam portadores de asma e bronquite.

7 – Sem stress nem depressão:

Assim como outros esportes, nadar proporciona aquela agradável sensação pós-treino induzida pela endorfina. Um momento, segundo alguns, comparável à prática da ioga. Acredite: esse relaxamento natural é antídoto certeiro contra o stress e a depressão.

8 – Nadar alimenta o cérebro:

Todo tipo de exercício é bom para a mente. Mas a natação ocupa um estágio à frente nesta questão. Estudos de universidades australianas em grupos de crianças na primeira escola mostrou que aqueles que praticavam natação, ao invés de outros esportes, destacavam-se em testes de desenvolvimento de linguagem, habilidades motoras, confiança e até em um desenvolvimento físico mais rápido que os demais.

9 – Prolongando a vida:

Quer viver mais? Estudos apontam que a natação é uma das melhores escolhas para tal. Ao longo de 32 anos, pesquisadores da University of South Carolina (UofSC) concentraram estudos em um grupo de mais de 40 mil pessoas, homens e mulheres, entre 20 e 90 anos de idade. Os resultados da pesquisa mostraram que, entre quem nadava com regularidade, a taxa de mortalidade foi 50% menor do que os demais grupos, o que corria, o que caminhava, e os que não faziam nenhuma atividade física.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais