Ortopedia

Lesão no Menisco

Escrito por:Dr. Pedro Baches Jorge | 3 minutos de leitura

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.  Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose e até mesmo em pessoas idosas.

Com o passar dos anos a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida  podendo ocasionar  lesões agudas, por  rupturas e episódios traumáticos  em pessoas com idade entre 20 e 30 anos ou degenerativas, em pessoas acima dos 40 anos.

Após os 65 anos, as lesões meniscais podem ocorrer  por meio de movimentos realizados em atividades do dia a dia, como por exemplo,  subir ou descer escadas.

Causas

No geral, tem como causa a prática de esportes, mas pode acontecer como consequência de situações corriqueiras como virar muito rápido o corpo sobre uma perna, levantar muito peso ou mesmo prender o pé enquanto se caminha.

Sintomas

Em casos de lesões, os sintomas são inchaço e dor na parte da frente ou na lateral do joelho, ao agachar, caminhar ou subir escadas, sensação de travamento do instabilidade do joelho.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de testes manuais realizados pelo ortopedista no consultório, raio-X ou ressonância magnética.

Tratamento

Em boa parte dos casos, o tratamento indicado é a fisioterapia, mas a cirurgia para remoção da parte afetada também pode ser indicada em casos mais graves.

Sobre o autor

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) Clínica SO.U – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais