Ginecologia e Saúde Feminina

Saúde íntima no verão: evite problemas com roupas molhadas na praia e piscina

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Com a chegada do verão, muitas mulheres sofrem com doenças íntimas por conta das roupas molhadas em praias e piscinas, pensando nisso, convidamos o ginecologista para nos trazer algumas dicas.

Dr. César Patez é ginecologista obstetra especialista em laparoscopia, histeroscopia, endometriose e cirurgia íntima feminina. O médico atende diversas pacientes em seu consultório no estado do Espirito Santo e compartilha conteúdo de qualidade sobre saúde da mulher em suas redes sociais, que somam mais de 60 mil seguidores.

“Evitar o uso de roupas apertadas e úmidas por um longo período de tempo, trocar o biquíni ou maiô molhado por uma peça seca assim que possível e utilizar protetores íntimos de algodão” Essas são algumas das recomendações do Dr. César Patez para cuidar da saúde íntima ao curtir praia e/ou piscina no verão.

Saúde íntima no verão evite problemas com roupas molhadas na praia e piscina

© Savusia Konstantin de Getty Images via Canva.com

Segundo o ginecologista obstetra:

“A exposição ao sol e a água salgada podem afetar a saúde íntima devido à sensibilidade da pele nessa região. O contato prolongado com a água salgada pode desequilibrar o pH vaginal, contribuindo para infecções genitais, enquanto o cloro presente na água das piscinas pode causar ressecamento da pele íntima, deixando-a mais sensível.

Além disso, o uso de roupas de banho úmidas por um tempo prolongado pode aumentar as chances de desenvolver candidíase, devido ao ambiente úmido e propício para o crescimento de fungos.” Alerta Dr César.

Para ajudar na saúde íntima ao curtir praia e/ou piscina, o Dr. César Patez recomenda o uso de roupas leves e de algodão, pois permitem a ventilação adequada da região íntima. Além disso, a troca frequente de roupas de banho úmidas por peças secas é fundamental para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

“Ressalto a importância de manter uma higiene adequada, evitando o uso de sabonetes perfumados ou duchas íntimas, que podem causar irritações e desequilíbrios na flora vaginal. A utilização de protetores íntimos de algodão pode ajudar a absorver a umidade e manter a região íntima seca e saudável.” Finaliza.

Portanto, ao curtir praia e/ou piscina no verão, é essencial adotar medidas de cuidado e prevenção para garantir a saúde íntima. Seguindo as orientações do Dr. César Patez, é possível aproveitar o verão de forma segura e sem comprometer a saúde da mulher.

Veja também: Ajustando a alimentação para otimizar a saúde reprodutiva

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais