Ginecologia e Saúde Feminina

Redes sociais estão afetando a vida sexual

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Para Débora Pádua, fisioterapeuta pélvica especialista em sexualidade e dor na relação, da capital paulista, o uso de redes sociais pode ter diferentes impactos na vida sexual das pessoas, dependendo de vários fatores individuais e contextuais.

Apesar de facilitarem as conexões e encontros dos solteiros com os aplicativos de namoro online, e até criar novas formas de expressão entre os casais (ex: mensagens românticas e sensuais), as redes sociais pode afetar a vida sexual negativamente a vida entre duas pessoas.

Comparações em relação a aparência física, pressões causadas por vidas “perfeitas” e a desconexão entre os casais pelo tempo dispendido rolando a tela para o próximo post, são apenas alguns dos pontos que podem afastar o casal de uma vida sexual frequente e saudável.

Redes sociais estão afetando a vida sexual

©SHOTPRIME via Canva.com

Veja também: As mudanças na vida sexual durante e após a menopausa

“Para a grande maioria dos homens e mulheres é impossível conseguir manter a autoestima com a exposição constante de imagens de corpos perfeitos, isso gera uma comparação utópica prejudicando a intimidade de casais que acabam se desconectando emocionalmente e fisicamente dos seus relacionamentos. Além disso o próximo post é sempre uma distração mais fácil do que cuidar do relacionamento”, alerta.

A especialista lembra que o impacto das redes sociais na vida sexual é altamente variável e depende das escolhas individuais, dos tipos de interações online e da maneira como as pessoas gerenciam seu tempo e privacidade. “Estabelecer limites saudáveis, praticar a comunicação aberta e respeitar o tempo no mundo offline são aspectos cruciais para garantir uma experiência positiva da tecnologia como um todo, na vida sexual”, finaliza Débora.

Fonte: Débora Pádua é Fisioterapeuta Pélvica especializada no tratamento de disfunções sexuais. A Clínica Débora Pádua é a primeira clínica no Brasil Especializada no Tratamento de Vaginismo,
Dispareunia e Vulvodínia com a sua matriz localizada em São Paulo, filial em Campinas e atendimento online

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais