A saúde do corpo feminino parte de muitos fatores, principalmente o funcionamento correto do sistema reprodutor. Apesar do ciclo menstrual nem sempre ser visto com bons olhos — por todas as alterações que pode causar no organismo — ele é fundamental para o bem-estar das mulheres.
Conhecer mais sobre o funcionamento do nosso corpo é a melhor maneira para se relacionar com ele de maneira mais saudável, entendendo como os processos acontecem e estando atenta para reconhecer quando algo não está como deveria.
O que é o ciclo menstrual?
O ciclo menstrual é um processo natural que acontece no corpo feminino durante a fase reprodutiva. Ele tem início no primeiro dia de sangramento e termina antes da próxima menstruação.
O período médio de duração do ciclo é de 28 dias a 35 dias, mas pode variar de acordo com o organismo de cada mulher.
Durante o ciclo menstrual ocorrem as alterações fisiológicas no útero para a liberação do óvulo — que poderá ser fecundado durante a relação sexual ou outro método reprodutivo.
O endométrio — camada que reveste a parte interna do útero — é um dos principais envolvidos no ciclo menstrual. Sua função é criar um ambiente propício para a implantação de um óvulo fertilizado. Quando não a fecundação não ocorre, acontece a menstruação.
Quais as fases do ciclo menstrual?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o ciclo menstrual envolve só a menstruação, não é bem assim. Afinal, o sangramento representa apenas um período dos 28 a 35 dias que o ciclo pode durar. Sendo assim, o ciclo está dividido nas seguintes fases:
Fase folicular
A fase folicular é quando o ciclo menstrual tem início, marcada pelo primeiro dia da menstruação. Neste período, a concentração de estrogênio e progesterona — principais hormônios sexuais produzidos pelo corpo feminino — diminui.
Com o rompimento das camadas superiores do endométrio — responsável pelo sangramento — ocorre também um leve aumento na concentração do hormônio folículo-estimulante. Este aumento produz vários folículos — sacos cheios de líquido que contém os óvulos.
Fase ovulatória
Na fase ovulatória, ocorre uma rápida concentração do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH) — ambos são fundamentais para o funcionamento adequado do sistema reprodutivo.
A ovulação tem início com a liberação dos óvulos e aumento dos níveis de estrogênio. Neste momento, o endométrio começa a preparação para receber um possível óvulo fecundado.
Fase lútea
Após a ovulação, o folículo vazio no ovário se transforma em um corpo lúteo, responsável por produzir progesterona em grande quantidade. A maior concentração de progesterona e estrogênio contribui para que o revestimento do útero fique mais espesso.
Se houver o óvulo for fecundado, o embrião em desenvolvimento viaja pela trompa de Falópio até o útero, onde se implanta no endométrio espesso e rico em vasos sanguíneos. Caso não haja a fecundação, ocorre a menstruação.
Menstruação
A menstruação é o sangramento causado pela descamação do endométrio, ou seja, quando o óvulo não foi implementado. A menstruação começa na puberdade e deixa de acontecer na menopausa — período que antecede o último ciclo menstrual.
O sangramento menstrual dura entre quatro a oito dias, liberando cerca de 6 a 75 ml de sangue. Esse fluxo menstrual pode ser mais leve ou intenso, dependendo do organismo feminino.
E a TPM?
A tensão pré-menstrual — ou TPM — representa um conjunto de sintomas físicos e emocionais que acometem as mulheres alguns dias antes do início da menstruação e duram até poucas horas depois do início do sangramento.
Normalmente, a TPM dura 10 dias antes da menstruação. Mas é importante lembrar que isso depende de cada mulher. Existem algumas que passam pelo período sem sentirem nada, já outras enfrentam grandes problemas.
Entre os sintomas físicos e emocionais temos:
- Cólicas abdominais;
- Dores nas costas;
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Sensibilidade nos seios;
- Alterações de humor;
- Dificuldade de concentração;
- Ansiedade;
- Choro com facilidade.
Qual a importância da menstruação para a saúde feminina?
Apesar da menstruação ser muito incômoda para grande parte das mulheres, ela é um processo fundamental para a saúde do corpo feminino, estando relacionada a vários aspectos essenciais para o bem-estar e a saúde reprodutiva.
Algumas das principais razões pelas quais a menstruação é importante para a saúde feminina, são:
Sinal de saúde reprodutiva
A menstruação regular é um sinal de que a saúde reprodutiva feminina está funcionando corretamente, afinal, é nela que o ciclo menstrual tem início. São estes ciclos que indicam que a presença dos hormônios sexuais está nos níveis esperados.
Limpeza do útero
O sangramento é o processo pelo qual o corpo elimina as camadas do endométrio que se soltam após a ausência de fecundação. Ou seja, a menstruação ajuda a manter o útero limpo e saudável.
Prevenção de infecções
A menstruação também ajuda a prevenir infecções ao remover bactérias e outros microrganismos do trato reprodutivo. A secreção de muco cervical durante o ciclo também pode ajudar a proteger contra infecções.
Sinal de gravidez ou problema de saúde
A ausência da menstruação também funciona como um sinal de alerta para o corpo. É possível que não haja sangramento por conta de uma gravidez ou algum problema de saúde. Em ambos os casos é importante consultar um médico para acompanhar os motivos.
Manutenção da saúde óssea
Por mais surpreendente que possa parecer, a menstruação também está ligada à saúde óssea. Quando uma mulher não menstrua dentro do esperado — condição conhecida como amenorreia — pode ser um indicativo de uma maior prevalência de problemas ósseos.
Então, o que você achou de conhecer mais sobre o ciclo menstrual? Lembrando que cada organismo é único, portanto, é importante fazer consultas médicas regulares para monitorar sua saúde e garantir o bom funcionamento do seu sistema reprodutivo.
Veja também: A importância do autoexame para as mulheres
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce