Estética

Manchas e verão: como não piorar o seu melasma na época mais quente do ano

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda os perigos da exposição solar na pele e veja dicas de como cuidar do melasma nos meses de muito sol

Ai, que delícia o verão! Nessa época do ano, o calor e o sol são abundantes e sonhamos apenas com praia, sombra e água para se refrescar. Mas, pode ser também um período complicado para quem já possui manchinhas indesejáveis no rosto, o melasma, pois elas tendem a ficar pior com a exposição solar.

O melasma é uma doença de pele benigna, conhecida por se desenvolver na forma de manchas escuras acastanhadas que se manifestam, geralmente, no rosto. Não oferece riscos à saúde, mas pode afetar a autoestima, principalmente das mulheres, as mais afetadas com a condição.

As alterações hormonais e exposição à luz solar auxiliam no desenvolvimento da doença. A doença atinge mais o sexo feminino e segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 35% das mulheres brasileiras sofrem com as manchas. E com a chegada do verão, surge a necessidade de cuidar bem da pele do rosto devido ao intenso sol e calor. Para isso, produtos como os clareadores para tons irregulares e a vitamina C são os queridinhos da galera.

Manchas e verão como não piorar o seu melasma na época mais quente do ano

© doucefleur de doucefleur’s Images via Canva.com

Com os altos índices de raios UV e a exposição prolongada ao sol, a atenção para a proteção dos raios solares deve ser redobrada. Nessa época, a proteção embaixo do guarda-sol, uso de filtros solares e camisetas podem evitar o surgimento de manchas, sinais de envelhecimento e a piora do melasma.

Apesar da possibilidade de agravamento, para aquelas que já possuem a condição, essa hiperpigmentação pode ser tratada e cuidada: “Existem outros lugares comuns que a gente tem mancha, e processos agressores, como o calor, estimulam as células conhecidas como melanócitos, a produzirem mais pigmento, que é a melanina”, explica Carolina Viudes, engenharia química e co-fundadora da marca da Bisyou Skincare.

O Clareador de tons irregulares Bisyou Skincare é um creme com tripla ação clareadora que previne, trata e diminui a formação de manchas da pele do rosto e corpo, e possui eficácia cientificamente comprovada, diminuindo o melasma, as manchas de sol e outros tipos de manchas como: acne, envelhecimento, queimaduras e atrito. O clareador de tons irregulares Bisyou Skincare está com o valor de R$149,90 no site oficial da marca.

O produto atua em todos os tons e tipos de pele, do fototipo I ao VI, e pode ser utilizado em áreas sensíveis como axilas, virilha e região perianal, com resultados visíveis a partir de 15 dias.

Veja também: Exercício físico: o aumento da temperatura corporal pode afetar a pele?

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais